Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Unicamp 2024: 13.447 candidatos fazem a segunda fase hoje; confira o que pode cair

Habilidades de interpretação de texto também são essenciais para ir bem nas questões de ciências da natureza

Educação|Do R7

  • Google News
Unicamp 2024: Candidatos farão segunda fase a partir deste domingo (3)
Unicamp 2024: Candidatos farão segunda fase a partir deste domingo (3)

A segunda fase do vestibular da Unicamp, que acontece neste domingo (3) e na segunda-feira (4), promete trazer questões atuais e interdisciplinares para desafiar os conhecimentos dos 13.447 candidatosaprovados para a etapa final do processo seletivo. Eles concorrem a uma das 2.537 vagas, em 69 cursos de graduação, com aulas começando no primeiro semestre de 2024.

Para os professores do cursinho Etapa, o vestibular tem um perfil atualizado e exige que o participante tenha habilidades afiadas de leitura, argumentação e reflexão.


"É necessário ler as questões com a máxima atenção e ficar atento aos comandos dados pela questão", adverte João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Etapa.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

O que vai cair em matemática?

É de se esperar questões de geometria plana e funções na prova de matemática do vestibular. "A Unicamp deve cobrar geometria espacial, progressões e polinômios", diz o professor de matemática Mário Fernandes, da Oficina do Estudante.


CONFIRA: Unicamp: saiba quais documentos levar e confira o local da prova que acontece neste domingo

Física, química e biologia: o que pode cair?

O mais esperado em física é mecânica, segundo o professor Wander Azanha, do Oficina do Estudante. Contudo, é comum que caia trabalho e energia, cinemática, Leis de Newton, impulso, calorimetria, gases, eletrodinâmica e dilatação térmica.

"De acordo com o edital, os temas seguintes são exclusivos da segunda fase, como divisão celular, poluição e biotecnologia. Vale a pena apostar que eles, provavelmente, darão as caras nas questões discursivas", afirma o professor de biologia Gustavo Camacho. Também destaca biologia celular, fisiologia animal e humana, ecologia e genética.

Em química, a professora Tathiana Guizellini destaca a importância da interpretação de tabelas, gráficos e imagens. Ela lembra que as últimas edições cobraram enunciados sobre equilíbrio químico, termoquímica e concentração de soluções. "O conhecimento do aluno será usado para resolver problemas e explicar fenômenos ambientais, sociais e de desenvolvimento tecnológico."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.