Unicamp: encontros online gratuitos ajudam vestibulandos
Diretor da Comvest anuncia retomada dos eventos virtuais por aplicativo. Inscrições no vestibular seguem até 8 de setembro
Educação|Alex Gonçalves, do R7*
Encontro realizado na manhã desta segunda-feira (2) marcou o lançamento do Vestibular Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) 2022. O diretor da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) José Alves Freitas Neto, anunciou a retomada na dos encontros literários ao vivo com os professores na modalidade virtual, promovendo o engajamento e resgatando a motivação dos estudantes.
Os encontros devem ocorrer por meio do aplicativo Vestibular Unicamp, que é gratuito, e conta com uma série de eventos online com transmissão ao vivo para ajudar os participantes a tirar dúvidas e esclarecer informações sobre as modalidades de ingresso nos cursos de graduação da universidade.
Leia também
Os participantes também poderão acompanhar as transmissões ao vivo por meio das redes sociais nos canais oficiais da Comvest e Unicamp. Para o diretor da Comvest, isso é resgatar a humanização dos alunos no atual cenário da pandemia da Covid-19, aliando a retomada das aulas presenciais.
Para o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles, o maior desafio da pandemia é a ampliação das políticas de inclusão que assegure a igualdade de condições para o acesso e permanência dos estudantes de baixa renda no ensino superior.
O pró-reitor de graduação, Ivan Felizardo Contrera Toro, complementa: "Queremos atingir todos os alunos de baixa renda e provenientes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para que possam ingressar no ensino superior", comenta ao informar sobre os planos futuros de aumento na margem em isenção a ser disponibilizado no processo seletivo a partir de 2023.
Segundo José Alves Freitas Neto, "manter o tradicional processo seletivo da Unicamp, é apostarmos no futuro", diz. "Acompanhamos os dados expressivos quanto ao número de inscritos no Enem deste ano, o que significa que os jovens estão sendo impactados quanto ao planejamento estudantil".
A Comvest abriu na manhã de hoje (2) as inscrições para o Vestibular Unicamp 2022. As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de setembro pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest.
Ainda de acordo com o diretor da Comvest, todos os protocolos de segurança e medidas sanitárias continuarão a ser adotados no momento de realização das provas. O guia será disponibilizado aos participantes já nos próximos dias.
Processo Seletivo Unicamp 2022
O vestibular Unicamp 2022 oferece 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. A taxa de inscrição é de 180,00 reais e poderá ser paga até dia 10 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. Dentre as vagas, 639 estão destinadas ao Enem-Unicamp com as inscrições a partir do dia 3 de novembro.
Na última sexta-feira foi divulgada a lista com os pedidos de isenção. Ao todo 8.327 estudantes foram beneficiados, que irá valer para o vestibular e também para a modalidade Enem-Unicamp 2022. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico no momento da inscrição e usar o código de isento.
Para este ano, a Comvest decidiu manter o número de questões da primeira fase que havia sido reduzido na edição anterior de 90 para 72 e também o tempo máximo para sua realização de quatro horas. A lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022 apresenta dez obras, ao invés das tradicionalmente 12 obras de anos anteriores.
Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
Cronograma
Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição 2/8 a 8/9/2021 (pagamento até 10/9)
Provas de Habilidades Específicas - Música 15 a 24/9/2021 – Etapa I e 22 a 28/10/2021 – Etapa II
1ª fase - 7/11/2021
2ª fase - 9 e 10/1/2022
Provas de Habilidades Específicas - 13 a 15/1/2022
Divulgação da primeira chamada - 14/2/2022
Matrícula online da primeira chamada - 15, 16 e 17/2/2022
* Estagiário sob supervisão de Karla Dunder