Veja quais os Itinerários preferidos pelos alunos do ensino médio
Cinco das seis opções propostas aos estudantes da rede estadual devem fazer parte 2ª série do ensino médio a partir de 2022
Educação|Do R7
Escolas de ensino médio da rede estadual confirmam as definições dos itinerários formativos que serão oferecidos na 2ª série, a partir de 2022.
Cinco das seis opções propostas aos estudantes aparecem no topo da relação de mais de 3,7 mil unidades escolares dos períodos diurno e noturno.
As áreas do conhecimento em Linguagens e Ciências Humanas (Cultura em movimento: diferentes formas de narrar a experiência humana), liderou nas escolhas em 2.970 escolas (80,3%). Já Matemática e Ciências da Natureza (Meu papel no Desenvolvimento Sustentável), ocupou a segunda posição em 2.658 unidades (71,8%).
Leia também
Linguagens e Ciências da Natureza (Corpo, saúde e linguagens), Matemática e Ciências Humanas (Ciências Humanas, Arte, Matemática #quem divide multiplica) e Linguagens e Matemática (Start! Hora do desafio!) completaram a lista com as cinco primeiras áreas escolhidas.
O currículo do ensino médio de São Paulo apresenta 11 possibilidades de aprofundamento curricular, sendo dez de áreas do conhecimento e uma de formação técnica. Cada escola deveria optar por, no mínimo, dois aprofundamentos curriculares que contemplassem as quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
Participação ativa
Em julho, mais de 376 mil estudantes da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual (89% do público-alvo) apontaram, via Secretaria Escolar Digital, os itinerários formativos mais atrativos, conforme interesse individual. Quatro delas nas áreas de conhecimento e seis opções integradas entre elas.
Além dessas, quatro opções de qualificação através do Novotec Expresso, que permite aprofundamento curricular em uma área do conhecimento e dois certificados profissionalizantes, também será possível que o estudante saia com um diploma de curso técnico e com o do ensino médio, sem aumentar a carga horária nos cursos de: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Finanças, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Guia de Turismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Eventos, Nutrição e Dietética, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Análises Clínicas e Farmácia.
O Ensino Médio de São Paulo começou a ser implementado em 2021 para todos os 460 mil estudantes da 1ª série da rede de ensino pública estadual. A proposta curricular aproxima o estudante das transformações da sociedade, da universidade e do mercado de trabalho, permitindo adquirir todos os conhecimentos básicos e ainda escolher as áreas de mais interesse para aprofundar e ampliar os estudos, sem precisar ficar mais tempo na escola.