Waldez lidera disputa eleitoral no Amapá, diz Ibope
Atual governador, Camilo Capiberibe, do PSB, é quem sofre os maiores índices de rejeição
Amapá|Do R7
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (12) mostra que, se as eleições fossem hoje, o candidato do PDT ao governo do Amapá, Waldez, seria eleito com 40% dos votos.
Na sequência, aparecem Lucas Barreto (PSD), com 15%, e Camilo Capiberibe (PSB), atual governador, que registrou 12%. Também foram lembrados pelos eleitores, Bruno Mineiro (PTdoB) e Jorge Amanajás (PPS), ambos com 7%. Eles são seguidos por Genival Cruz (PSTU) 2%; e Décio Gomes (PCB) com 1%. Brancos e nulos somaram 9% e não souberam ou não responderam outros 7%.
Leia mais notícias de Eleições
O levantamento, que foi encomendado pela Rede Amazônica, ouviu 812 eleitores do Estado entre os dias 8 e 10 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição
A pesquisa mediu também a taxa de rejeição do eleitorado a cada um dos candidatos. O vencedor nessa lista foi Capiberibe, do PSB, com 68% de rejeição. Veja a lista completa abaixo:
Camilo Capiberibe (PSB): 68%
Waldez Góes (PDT): 16%
Jorge Amanajás (PPS): 6%
Bruno Mineiro (PT do B): 5%
Lucas Barreto (PSD): 5%
Genival Cruz (PSTU): 4%
Décio Gomes (PCB): 2%
Poderia votar em todos: 1%
Não sabe/não respondeu: 7%
Avaliação do governo
A pesquisa também ouviu a opinião dos eleitores sobre a administração do governador Camilo Capiberibe. De acordo com o Ibope, 50% dos eleitores classificaram a administração como "péssima". Para 20%, o governo é "regular". Os que dizem que a administração é "ruim" somam 15%. Classificaram a gestão como "boa" 9 % dos eleitores; outros 4% classificaram a gestão como "ótima" e 2% não souberam ou não responderam.