Baianos voltam às urnas para escolher presidente da República
Eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre 8h e 17h
Bahia|Do R7
Neste domingo (26), os baianos voltam às urnas para escolher o presidente da República. Segundo o TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia), há 10.185.417 milhões de eleitores aptos a votar na Bahia. No segundo turno, Dilma Rousseff (PT) disputa a reeleição contra Aécio Neves (PSDB). No primeiro turno, realizado no dia 5, a candidata petista conquistou 61,44% dos votos válidos no Estado, enquanto o tucano teve 18,26%.
As pessoas que não puderem comparecer a sua seção eleitoral, neste domingo (26), terão que justificar sua ausência por meio do formulário RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral), que deve ser preenchido e entregue no dia da votação. Este formulário pode ser adquirido, gratuitamente, nos locais de votação ou no site.
O número de eleitores que não compareceram às urnas no 1º turno na Bahia sofreu um aumento em relação às eleições de 2010. Ao todo, 23,19% do eleitorado baiano deixaram de votar. Esse percentual representa um aumento de 7,5%(ou 1,63 pontos percentuais), em relação às eleições de 2010, quando 21,56% do eleitorado não registraram o voto. O número de eleitores que se privaram de exercer o direito no primeiro turno foi contabilizado em 2.360.558 pessoas.
Os baianos devem ficar atentos, pois o estado não aderiu ao horário de verão. Assim, os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre 8h e 17h, hora local. O TRE-BA esclarece que nenhum serviço eleitoral será prejudicado devido à mudança.
Como os relógios estarão adiantados nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, a divulgação dos resultados da apuração dos votos pelo TSE só poderá ser feita a partir das 19h, horário local. Isso ocorrerá por conta do horário do Acre, cuja diferença será de 3 horas a menos que a Capital Federal.