Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

No último debate de TV, candidatos ao governo da Bahia apresentam propostas

Cinco dois seis candidatos se enfrentaram no último debate antes das Eleições

Bahia|Do R7


Na noite de terça-feira (30), os candidatos ao governo da Bahia, participaram do último debate organizado por uma emissora de TV antes das Eleições que ocorrem no domingo (05). Cinco candidatos participaram do encontro na TV Bahia, da Rede Globo, em Salvador.

Participaram do debate os candidatos Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Rui Costa (PT). A candidata Renata Mallet (PSTU) mais uma vez não foi convidada para o confronto.

Durante o embate, mais uma vez o democrata foi o alvo preferido dos adversários. Os candidatos questionavam o governo de Paulo Souto nas duas gestões anteriores. Rui Costa também não foi poupado e houve ataques ao PT e a administração do atual governador.

O candidato Da Luz questionou Paulo Souto sobre a segurança Pública e disse que o democrata afirmou que se o PT tivesse mantido a taxa de homicídio teria morrido 20 mil pessoas a menos.


— É assim que o senhor trata a Segurança Pública apenas como número e não vê o ser humano por trás desse número? O senhor teve oito anos à frente do governo. Por que não fez? Por que não reduziu a violência no Estado?

Paulo Souto afirmou que a taxa de homicídio na Bahia dobrou nos últimos quatro anos e se tivessem mantido o índice de 2006 teriam sido poupadas 20 mil vidas.


Da Luz perguntou o que o candidato do DEM faria em relação à polícia, que segundo ele foi uma classe perseguida quando Paulo Souto foi governador. Souto rebateu dizendo que sempre teve uma boa relação com a Polícia Militar.

— Fica por sua conta o problema de perseguição da polícia. Eu jamais tive nenhum problema com a polícia. Não tive greves no meu governo, esse privilégio é do governo atual, que teve duas greves com a Polícia Militar.


Ao ser questionada, por Paulo Souto sobre quais providências tomaria na segurança pública, Lídice da Mata afirmou que nenhum governo tomou a decisão correta.

—No seu governo e no governo do PT a criminalidade no estado da Bahia aumentou. E aumentou porque vocês dois tem a mesma posição diante da política da segurança pública, que é investir em equipamentos, em armamentos e não no cuidado da vida das pessoas.

O candidato do PSOL falou sobre o caos na saúde pública ao questionar Rui Costa e dizer que o SUS (sistema Único de Saúde) foi privatizado e afirmou que os dois últimos hospitais da gestão do PT, o Hospital do Subúrbio e o Hospital da Criança, já vieram privatizados. O petista afirmou que vai criar o Saúde Para Todos, que vai regionalizar a atenção à saúde no Estado, para que o paciente resolva o problema na própria região.

O candidato do DEM ironizou a comemoração de Rui Costa sobre a inauguração de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que segundo ele demorou cinco anos para ser construída.

— É essa a eficiência do governo, do qual o candidato Rui Costa foi o principal executivo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.