TRE-BA realiza oficialização do sistema de totalização de votos no sábado
Impressão do relatório ocorrerá após a oficialização do sistema
Bahia|Do R7
A realização da emissão da ‘zerésima’ do sistema de gerenciamento da totalização dos votos do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) será neste sábado (25), repetindo o que foi feito no primeiro turno. A impressão do relatório ocorrerá após a oficialização do sistema, às 13h, na sala de monitoramento da totalização de votos, instalada no estacionamento interno do TRE-BA.
O procedimento é obrigatório uma vez que este relatório comprova o registro de todos os candidatos que aparecerão na urna e atesta que nenhum voto foi computado antes do pleito. Durante o mesmo ato, será emitido o relatório espelho da oficialização que mostra a situação de cada candidato.
No mesmo dia, as 205 Zonas Eleitorais do Estado também realizarão o ato, entre 14h e 16h, que será conduzido por cada um dos respectivos juízes eleitorais. Fiscais e delegados de partidos políticos e coligações, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados, imprensa e sociedade civil terão livre acesso para acompanhar o processo.
Domingo
O procedimento se repetirá no domingo (26), dia da eleição, para garantir que a verificação do sistema realizada no dia anterior ao pleito não sofra alterações. Para isso, a Comissão Apuradora e todas as Zonas Eleitorais emitirão novamente o relatório da ‘zerésima’ um pouco antes do encerramento da votação. O Coordenador de Eleições do TRE-BA, Maurício Amaral, explica que a emissão dessa ‘zerésima’ é feita novamente só por uma questão de cautela.
— É uma segurança adicional de que ainda nenhum voto foi recepcionado.