Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia nega pedido substituição de candidato falecido

Filho do candidato a deputado estadual fez o pedido

Bahia|Do R7


Segundo os juízes membros do TRE-BA, o pedido não seria mais permitido devido a legislação vigente
Segundo os juízes membros do TRE-BA, o pedido não seria mais permitido devido a legislação vigente

Na quinta-feira (16), o TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) negou o pedido de substituição do candidato a deputado estadual Ondumar Marabá (PSC), morto em um acidente de automóvel, na BR 349, região do município de Correntina, 914 km de Salvador, no último dia 25 de setembro.

Leia mais notícias no R7 BA

Devido à morte, o TRE cancelou o registro de candidatura de Marabá. O filho dele, Ondumar Ferreira Júnior, havia requerido a substituição do candidato falecido. Segundo os juízes membros do TRE-BA, o pedido não seria mais permitido devido a legislação vigente.

Apesar de uma nova regra válida, desde o ano passado, abrir exceção para que a substituição possa ser feita, nestes casos, mesmo às vésperas da eleição, o TRE baiano fundamentou sua decisão no princípio da anualidade eleitoral. Segundo tal dispositivo, expresso no artigo 16 da Constituição de 1988, a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, mas não poderá ser aplicada à eleição que ocorra a menos de um ano da data de sua vigência.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.