Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2014

Datafolha corrige informação e diz que Campos herda maior parte dos votos de Marina

Informação correta: 32% dos eleitores de Marina migrariam para o governador de Pernambuco

Eleições 2014|Do R7

  • Google News
Marina se filiou ao PSB de Campos no último dia 5, em Brasília
Marina se filiou ao PSB de Campos no último dia 5, em Brasília

Ao contrário do que a Folha de S.Paulo publicou em sua edição de domingo (13), seria o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o maior beneficiário dos votos da ex-senadora Marina Silva caso ela não concorra à Presidência da República em 2014.

Em informação reproduzida pelo R7, o jornal dizia que a pesquisa Datafolha realizada na sexta-feira (11) indicava que a presidente Dilma Rousseff ficaria com a maior parte dos votos de Marina. Nesta terça-feira, a Folha de S. Paulo publicou uma errata, dando conta de que, na verdade, 32% dos eleitores de Marina optam por Campos quando ela não está entre os concorrentes.


Segundo os dados corretos do instituto, o segundo maior contingente dos eleitores da ex-senadora (23%) vota em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos oferecidos no cartão de resposta da pesquisa. Só então aparece Dilma, com 22% dos eleitores ‘marineiros’ — a Folha havia dito que Dilma ficaria com 42% dos votos de Marina.

Em sua errata, o jornal justifica os números de domingo a uma “leitura equivocada de uma das tabelas produzidas pelo Datafolha”. “No texto e nos gráficos daquela edição, os índices apresentados como migração de eleitores de Marina eram, na verdade, as intenções totais de voto de cada candidato”, explica a Folha de S.Paulo.


Segundo cenário

Com a informação corrigida, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) herda apenas 16% dos eleitores de Marina, e não 21%, como havia sido publicado.

No segundo cenário apresentado pelo Datafolha, em que o ex-governador de São Paulo José Serra aparece como candidato do PSDB no lugar de Aécio, Serra passa a ser o maior herdeiro dos eleitores de Marina, com 33%. Campos vem logo atrás, com 28%. Outros 18% optam pelo voto em branco, nulo ou em nenhum candidato. Dilma fica em último lugar, com 17%.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.