Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Governador eleito no DF deve conseguir apoio da maioria dos deputados distritais

Rollemberg tem apoio de seis parlamentares e outros dois devem anunciar apoio nesta semana

Distrito Federal|Do R7

Oposição a Rodrigo Rollemberg na Câmara Legislativa não deve ser forte
Oposição a Rodrigo Rollemberg na Câmara Legislativa não deve ser forte

Metade da Câmara Legislativa será renovada no ano que vem e o novo governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) não deve enfrentar dificuldades para conseguir maioria na Casa, ainda que sua base esteja restrita no começo dos trabalhos.

Dos 24 deputados eleitos, quatro pertencem à coligação que elegeu Rollemberg e dois declararam apoio ao atual senador no segundo turno das eleições. A expectativa é que outros dois, Raimundo Ribeiro (PSDB) e Rodrigo Delmasso (PTN), firmem apoio ao governo nos próximos dias.

Leia mais notícias no R7 DF

Na oposição, ficam sete deputados: Chico Vigilante (PT), Chico Leite (PT), Ricardo Vale (PT), Wasny de Roure (PT), Rafael Prudente (PMDB), Robério Negreiros (PMDB) e Wellington Luiz (PMDB). Outros nove continuam sem saber se farão oposição ou apoiarão o governo. Liliane Roriz, reeleita pelo PRTB, é uma delas. A parlamentar apoiou Jofran Frejat (PR) durante as eleições e, agora, não sabe o caminho que irá seguir.


— Primeiro vamos pensar na cidade, nos desafios que ele [Rodrigo Rollemberg] tem e, depois, em um segundo momento, vamos aguardar que ele nos procure, procure o nosso partido.

O PT está na oposição, contudo, tem deputados reeleitos que declararam voto em Rodrigo Rollemberg e não devem criar obstáculos ao futuro governador na Casa. Segundo o deputado petista Chico Leite, isso só ocorrerá se a proposta for desfavorável à população do DF.


— Nós precisamos compreender que o mandato é feito em favor da sociedade. Naquilo que for favorável para a sociedade, o governo vai poder contar conosco. Naquilo que nós compreendermos que não é favorável à sociedade, nós vamos votar contra.

Já o petista Chico Vigilante garante que será oposição forte e diz que todos os petistas que pretendem apoiar o governo, antes, precisam sair do partido.

— Não tem nenhum sentido alguém do PT ir para o governo. Se alguém quiser ir para o governo, pode até ir, mas antes tem que sair do partido.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.