Ibope: Pimentel (PT) dispara em pesquisa de intenção de voto para o governo de MG
Ex-ministro de Dilma, candidato do PT aparece com 37%, contra 23% de Pimenta da Veiga (PSDB)
Minas Gerais|Do R7

Após o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, o candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), disparou na liderança nas intenções de voto para comandar o Estado, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26).
O petista tem 37% da preferência, enquanto seu principal rival, Pimenta da Veiga (PSDB), tem 23%. O candidato do PSB, Tarcísio Delgado, aparece em terceiro lugar com 3% do total. Cleide Donária (PCO), Eduardo Ferreira (PSDC), Fidélis (PSOL) e Professor Túlio Lopes (PCB) marcaram 1% cada.
Os votos brancos e nulos totalizam 11%, enquanto os eleitores indecisos são 22%.
Em relação à pesquisa de julho do Ibope, Pimentel melhorou sua percepção entre o eleitorado, já que havia marcado 25% naquela ocasião. Já Pimenta da Veiga havia registrado 21% da preferência. O candidato do PSB manteve a mesma marca da pesquisa anterior.
Dilma lidera intenções de voto e Marina arranca e consolida 2º lugar, diz Ibope
Leia mais notícias de Eleições 2014
SP: Alckmin (PSDB) lidera e venceria eleição para governo no 1º turno
Encomendada pela TV Globo, a pesquisa ouviu 1.806 eleitores entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número MG-00069/2014.
2º turno
O levantamento do Ibope também simulou um eventual segundo turno entre os candidatos Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga. O petista teria 42%, contra 26% do tucano. Os votos brancos, nulos e eleitores indecisos totalizam 11%. Os eleitores que não sabem em quem votariam no segundo turno são 21%.
Rejeição
O Ibope também quis saber em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum: 11% dos eleitores não votariam em Pimentel de jeito nenhum. Pimenta da Veiga (PSDB) tem rejeição de 14%. Fidelis tem 9% de rejeição, Tarcísio Delgado (PSB) possui 8% e Cleide Donária e Professor Túlio Lopes com 7% cada.
Eduardo Ferreira tem 6% de rejeição. Os eleitores que não rejeitam ninguém somam 28% e os que não sabem ou não responderam são 36%.
Senado
A corrida ao Senado, o ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 45% das intenções de voto — o tucano tinha 38% da preferência na última pesquisa Ibope.
Em segundo lugar, está o candidato Josué Gomes (PMDB), que tem 10% — o peemedebista tinha 7% na pesquisa anterior — e Margarida (PSB) tem 2%.
Os candidatos Edilson Nascimento (PTdoB), Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO), Pablo Lima (PCB) e Tarcísio (PSDC) marcaram 1% cada. Os votos brancos e nulos totalizam 13% e os eleitores que não sabem são 26%.
