Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Lula chama Aécio de "vingativo" e "filhinho de papai" em comício em MG

"Bafômetro 'cheira' álcool", disse ex-presidente sobre tucano ter sido flagrado em blitz em 2011

Minas Gerais|Do R7, em Belo Horizonte

Lula pediu votos para Dilma Rousseff ao lado de Fernando Pimentel
Lula pediu votos para Dilma Rousseff ao lado de Fernando Pimentel

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), se reuniram com lideranças petistas e representantes de entidades e sindicatos na manhã deste sábado (18), em Belo Horizonte (MG), durante um comício em apoio à candidata à reeleição, presidente Dilma Rousseff (PT).

O evento ocorreu na praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, região leste da cidade. Em seu discurso, Lula chamou o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, de "vingativo" e "filhinho de papai" e questionou a "falta de respeito" do tucano com Dilma.

— Eu disputei muitas eleições neste País e eu nunca vi um cidadão faltar com o respeito como ele [Aécio] faltou com a Dilma. Eu fico imaginando se ele trata a presidenta da República desse jeito, como vai ser quando ele encontrar um catador de papel. Eu não sei se ele teria tanta coragem de ser grosseiro se o candidato fosse homem.

Leia mais notícias de Eleições 2014


Lula ainda ressaltou que, caso Dilma perca as eleições, o governador eleito de Minas Gerais pode sofrer represálias do tucano, que foi derrotado para a petista dentro do Estado que governou por oito anos. Para o ex-presidente, Aécio pode cortar os recursos federais para o Estado.

— A gente tem que eleger a Dilma, porque o moço [Aécio] é vingativo. Eu estava vindo com o Pimentel e ele me disse: 'Dilma tem que ganhar, porque eu não vou dar conta do recado com os tucanos contra mim'. Importante lembrar que quando eu era presidente e o Aécio governador, nunca deixei faltar recursos para cá.


Bafômetro "cheira" álcool

Durante seu discurso, Lula ainda lembrou uma das questões levantadas por Dilma durante o debate realizado na última quinta-feira (16) pelo SBT. A presidente questionou Aécio sobre a importância da Lei Seca, fazendo alusão ao fato de o candidato do PSDB já ter se recusado a fazer o teste do bafômetro ao ser parado em uma blitz no Rio de Janeiro em 2011.


— Quando a Dilma perguntou pra ele sobre o bafômetro, ele falou que não tinha carteira. Bafômetro não "cheira" carteira, "cheira" álcool.

The Economist

Lula ainda argumentou contra a postura da revista The Economist, que publicou uma matéria a favor de Aécio Neves, ressaltando que os brasileiros deveriam escolher o candidato tucano para governar o País.

— Não vai ser uma revista estrangeira que dirá em quem temos que votar. Não somos gado, sabemos em quem votar.

O petista afirmou que Aécio é "o candidato dos banqueiros" e que os brasileiros devem votar em Dilma para "dar uma resposta" para a publicação.

— Qual a resposta a gente tem que dar para a The Economist e para o mercado financeiro? Elegendo Dilma. Se a revista que defende os bancos quer o Aécio e ele é o candidato dos banqueiros, ótimo. Mas Dilma é a candidata do povo brasileiro.

"Minas não tem dono"

Já o governador eleito do Estado, Fernando Pimentel, agradeceu os votos que o levaram à vitória ainda no primeiro turno e pediu que os mineiros elejam Dilma. Ele repetiu as palavras de seu discurso logo após a vitória nas eleições, afirmando que "Minas não tem dono, não tem rei, não tem imperador" e disse que a presidente "confia" nos eleitores de seu Estado natal.

— Eu disse para a Dilma que estávamos vindo fazer esse ato e ela deu o recado: confio em Minas e é de lá que vai sair nossa vitória. Temos que eleger Dilma para não retroceder, para não entregar as conquistas da nossa gente. É com humildade que pedimos aos mineiros para reeleger Dilma presidente. Aquela que o presidente Lula tomou pela mão e escolheu, porque era a melhor, a mais comprometida, a mais corajosa para continuar o trabalho dele.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.