Pimentel (PT) lidera e deve vencer no primeiro turno em MG, indica Datafolha
Candidato do PSDB e principal rival, Pimenta da Veiga (PSDB) marca 30% da preferência
Minas Gerais|Do R7
Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo de Minas Gerais, lidera a corrida eleitoral no Estado e deve vencer a disputa ainda no primeiro turno, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4). O petista tem 43% das intenções de voto, contra 30% de Pimenta da Veiga (PSDB), seu principal rival.
Tarcísio Delgado (PSB) está na terceira colocação, com 4% das intenções de voto. Os candidatos Fidélis (PSOL), Eduardo Ferreira (PSDC) e Professor Túlio Lopes (PCB) marcaram 1% das intenções de votos cada. Cleide Donária não pontuou. Os brancos e nulos totalizam 10%, enquanto os indecisos somam 11%.
Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos e os eleitores indecisos, o petista aparece com 54% da preferência, contra 37% do tucano. Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um.
Leia mais notícias de Eleições 2014
Entre os votos válidos, completam a lista Tarcísio Delgado (PSB) com 4%; Fidélis (PSOL), com 2%; Eduardo Ferreira (PSDC), com 1%; Professor Túlio Lopes (PCB), com 1%; e Cleide Donária (PCO), que não marcou ponto.
Segundo turno
O Datafolha fez uma simulação de segundo turno entre Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga. O petista teria 49% dos votos se a eleição fosse hoje, contra 33% do tucano. Os brancos e nulos são 10%, os eleitores que não sabem ou não responderam somam 8%.
Considerando os votos válidos, o petista tem 60% contra 40% do tucano na simulação de segundo turno.
O Datafolha entrevistou 2.325 eleitores entre a última sexta-feira (3) e este sábado (4) em 70 cidades mineiras. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais com o número 00196/2014.