PR: filho de ex-governador, Beto Richa segue carreira parecida com a do pai
Candidato do PSDB já foi deputado estadual, prefeito e é governador desde 2010
Paraná|Do R7

O atual governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disputa eleições desde os 27 anos, quando perdeu uma vaga de vereador na capital. Hoje, aos 49, ele construiu uma trajetória política parecida com a do pai, o ex-governador José Richa, morto em 2003.
Carlos Alberto Richa é engenheiro civil, nascido em Londrina, cidade onde o pai já foi prefeito. É casado com Fernanda Richa, com quem tem três filhos.
A primeira vitória na política foi em 1994, quando se tornou deputado estadual no PR, sendo reeleito em 1998. Dois anos depois, foi eleito vice-prefeito de Curitiba. Em 2004, candidatou-se ao mesmo cargo e ganhou.
Ele foi reeleito em 2008, com uma votação recorde na cidade: 77,28% dos votos válidos. No período em que esteve à frente da prefeitura, Richa liderou por oito vezes a lista de melhores prefeitos do País, levantamento feito pelo Datafolha. Ele renunciou ao cargo em 2010 para concorrer ao governo do Estado, saindo vitorioso no segundo turno.
Faltando menos de três meses para o fim do primeiro mandato, o governo de Richa é considerado ótimo ou bom por 47% dos paranaenses, segundo pesquisa Ibope divulgada no dia 29 de setembro. Outros 34% dos entrevistados avaliam a gestão como regular e 16% classificam como ruim ou péssima.
Durante a corrida eleitoral, Richa se manteve em primeiro lugar nas pesquisas, subindo de 43%, em agosto, para 47% das intenções de voto, em setembro. Os principais adversários dele destacaram problemas da atual gestão. No último debate, Roberto Requião (PMDB) se disse escandalizado “com 22 rebeliões em um ano”. A ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT) falou de promessas feitas em 2010 e que não foram cumpridas pelo tucano.