Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2016
Publicidade

Faltam três dias para eleitor explicar falta no 1º turno das Eleições 2016

Quem não justificar ausência terá que pagar multa ou ficará em débito com Justiça Eleitoral

Eleições 2016|Do R7

Prazo para justificar ausência no 1º turno acaba dia 1 de dezembro
Prazo para justificar ausência no 1º turno acaba dia 1 de dezembro Prazo para justificar ausência no 1º turno acaba dia 1 de dezembro

O eleitor que não compareceu ao primeiro turno das eleições municipais de 2016 tem até o dia 1 de dezembro para justificar a ausência. O prazo termina depois de 60 dias da votação, que aconteceu no dia 2 de outubro deste ano. 

Para conseguir realizar a justificativa, é preciso preenhcer o RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral) e enviar para o cartório eleitoral da zona em que está inscrito, junto com um documento pessoal e uma prova que explique a ausência da pessoa. O RJE pode ser impresso no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Leia mais notícias sobre Brasil e Política

Caso o eleitor não justifique a ausência dentro do prazo estipulado, será necessário o pagamento de uma multa de R$ 3,50. Aqueles que não estiverem em dia com a Justiça Eleitoral ter alguns direitos limitados, não podendo tirar passaporte ou participar de concursos públicos, por exemplo. 

Os eleitores que não estavam no Brasil durante o período de votações possuem um prazo diferenciado para justificar a ausência. Assim que embarcarem no País, têm 30 dias para encaminhar o documento de justificativa à Justiça Eleitoral. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.