Certidão de quitação eleitoral já pode ser solicitada pela internet

Comprovante é necessário para a emissão de passaporte e prova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral

Certidão quitação eleitoral

Quitação eleitoral é obrigatória para tirar passaporte

Quitação eleitoral é obrigatória para tirar passaporte

Alan Marques/Folhapress

 Os eleitores de todo o Brasil já podem emitir pela internet, no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a certidão de quitação eleitoral. A certidão é um documento importante que comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral.

Tudo que você precisa saber antes de sair para votar no 2º turno em 25 perguntas

 O comprovante é exigido do eleitor para a emissão de passaporte ou para assumir cargos públicos. Também substitui o comprovante de votação, atestando que o eleitor não está em falta com a Justiça Eleitoral.

Eleições 2018: o que o TSE está fazendo para combater mensagens falsas?

A certidão também pode ser obtida pessoalmente em qualquer cartório eleitoral, para isso basta levar o canhoto entregue no dia da votação do primeiro turno. Na falta do comprovante, somente o cartório eleitoral no qual o eleitor está inscrito poderá emitir a certidão durante esse período.

TSE lança página na internet para combater fake news

Já a solicitação eletrônica pode ser feita no site do TSE  ou dos tribunais regionais eleitorais. Se preferir, o eleitor também pode baixar o aplicativo E-titulo no celular ou no tablet e emitir o documento. A certidão de quitação eleitoral é um documento gratuito.