Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2018

Denarium desbanca Anchieta e é eleito governador de Roraima

Empresário e operador do mercado financeiro recebeu apoio de Jair Bolsonaro e deixou para trás o ex-governador Anchieta (PSDB)

Eleições 2018|Diego Junqueira, do R7, em São Paulo

  • Google News
Denarium é pecuarista e agricultor
Denarium é pecuarista e agricultor

O empresário Antônio Denarium, do PSL, foi eleito neste domingo (28) governador de Roraima. Ele desbancou o ex-governador Anchieta Júnior, do PSDB, que comandou o Estado entre 2007 e 2014.

O resultado oficial saiu às 20h30 (horário de Brasília, 19h30 no horário local), quando mais de 95% das urnas já estavam apuradas. O candidato do PSL conquistou 53,5% dos votos, em uma margem apertada em relação a Anchieta, que obteve 46,5% do eleitorado.


Com 100% das urnas apuradas, Denarium teve 136.612 votos (53,34%). Já Anchieta teve 119.489 votos (46,66%).

Pecuarista, agricultor e investidor no mercado financeiro, Denarium entrou para a política em 2010, quando foi o primeiro suplente da candidata Marluce Pinto (PSDB), derrotada na disputa por uma vaga no Senado.


Em 2018, Denarium decidiu encabeçar a disputa ao governo de Roraima pelo PSL, colando sua imagem à do presidenciável Jair Bolsonaro, assim como o discurso crítico aos migrantes venezuelanos e à demarcação de terras indígenas, temas que dominaram a campanha.

Natural de Anápolis (Goiás), Antônio Olivério Garcia de Almeida, nome verdadeiro do político, se mudou para Roraima em 1991 para trabalhar como gerente de banco.


Após deixar a instituição, ele fundou a Denarium Fomento Mercantil, empresa de empréstimos financeiros que lhe rendeu o apelido e a fortuna — atualmente estimada em R$ 15 milhões, de acordo com a declaração do político à Justiça eleitoral. A companhia foi fechada em 2014 e renomeada para Denarium Empreendimentos Imobiliários.

Além de imóveis, o político investe no plantio de soja e milho, além da criação de bois para abate. Ele é dono de 14 sítios e 9 fazendas, segundo informou à Justiça. Inaugurou no ano passado com outros nove empresários o Frigo 10, maior frigorífico do Estado, do qual é diretor-presidente. Denarium também é diretor do Coopercarne (Cooperativa dos Produtores de Carne de Roraima).

O investidor é casado com Simone Denarium há 12 anos e pai de três filhos, Carolina, Gabriel e João Antônio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.