Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibope mostra Bolsonaro com 57% dos votos válidos; Haddad tem 43%

Análise dos votos totais mostra o candidato do PSL com 50% dos votos e o petista como o preferido por 37% dos eleitores

Eleições 2018|Alexandre Garcia, do R7

Vantagem de Bolsonaro sobre Haddad caiu 4 pontos
Vantagem de Bolsonaro sobre Haddad caiu 4 pontos Vantagem de Bolsonaro sobre Haddad caiu 4 pontos

A segunda pesquisa Ibope para a Presidência foi divulgada nesta terça-feira (23) e mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 57% dos votos válidos, contra 43% de Fernando Haddad (PT).

Na comparação com o levantamento divulgado na semana passada, o candidato do PSL oscilou negativamente dois pontos percentuais. Ao mesmo tempo, o petista oscilou os mesmos dois pontos para cima.

Com as variações de um levantamento para o outro, a vantagem de Bolsonaro sobre Haddad diminuiu de 18 para 14 pontos percentuais.

O resultado dos votos válidos considera apenas as intenções de voto direcionadas para um dos dois candidatos, sem contabilizar votos brancos, nulos e as menções de indecisos.

Publicidade

Ibope: Bolsonaro chega a 63% dos votos válidos em SP e Haddad, 37%

A análise com votos totais aponta que Bolsonaro lidera com 50% das intenções de voto e Haddad é citado como o preferido por 37% dos eleitores. Brancos e nulos somam 10% e 3% ainda não decidiram o voto.

Publicidade

Questionados sobre quem acham que vencerá as eleições para a Presidência da República, independentemente do voto, 69% citaram Bolsonaro e 21% disseram acreditar na vitória de Haddad. Outros 9% não souberam responder ou preferiram não opinar a respeito.

O Ibope também apurou com os eleitores o potencial de voto e a rejeição para cada um dos presidenciáveis. Entre os entrevistados, 40% disseram que não votariam "de jeito nenhum" em Bolsonaro e outros 41% garantem não votar em Haddad.

Encomendado pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, o levantamento ouviu 3.010 eleitores de 208 municípios entre os dias 21 e 23 de outubro, tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR‐07272/2018.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.