Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

José Maria Eymael: o constituinte que ganhou fama com jingle

O candidato do DC (Democracia Cristã) foi um dos autores da Constituição de 1988 e já concorreu cinco vezes à presidência

Eleições 2018|Thomaz Kravezuk, do R7*

Eymael foi deputado constituinte
Eymael foi deputado constituinte Eymael foi deputado constituinte

José Maria Eymael é figura recorrente da política nacional em ano de eleições. Candidato à presidência pelo DC (Democracia Cristã), nasceu em Porto Alegre no ano de 1930, e se estabeleceu em São Paulo no ano de 1964.

A primeira candidatura de Eymael foi em 1982, após ingressar no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) graças a Jânio Quadros. Eymael disputou uma vaga de Deputado Estadual por São Paulo, mas não ganhou. Em 1986 — primeiro ano no qual usou seu famoso jingle — disputou a prefeitura de São Paulo pelo PDC (Partido Democrata Cristão). Novamente foi derrotado nas urnas.

Em novembro de 1986, se elegeu deputado federal constituinte por São Paulo. Na assembleia, assumiu a vice-liderança do PDC e participou da Comissão do Sistema Tributário, Subcomissão de Tributos, Participação e Distribuição das Receitas e foi titular da Comissão de Redação.

Na constituinte, foi contrário à pena de morte, à estabilidade no emprego, ao presidencialismo e ao mandato de cinco anos para o presidente José Sarney. Votou a favor da jornada semanal de 40 horas, do turno ininterrupto de seis horas, do aviso prévio proporcional, da nacionalização do subsolo e do limite de 12% ao ano para os juros reais.

Publicidade

Em 1993, saiu do PDC e ingressou no PP (Partido Progressista). No ano seguinte, filiou-se ao PPR (Partido Progressista Reformador), liderado por Paulo Maluf. Candidato à reeleição em outubro de 1994, Eymael obteve apenas uma suplência. Deixou a Câmara dos Deputados no ano seguinte.

Em 1995, obteve o registro do PSDC (Partido Social Democrata Cristão), do qual é presidente até hoje. Em 1998, candidatou-se à presidência da República por sua legenda. Tentou novamente nos anos de 2006, 2010 e 2014. Agora, tenta sua quinta eleição para ocupar o Palácio do Planalto.

Publicidade

Casado com Ísola Selbach Eymael, o candidato é pai de dois filhos. José Carlos já disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, em 2002. Sua neta, Talita Eymael, foi candidata a vereadora em 2016.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Paulo Lima.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.