Partido Novo não declara apoio a ninguém no segundo turno
João Amoêdo, candidato do Novo, recebeu 2.679.728 votos na votação de domingo (7), ficando em quinto lugar na eleição presidencial
Eleições 2018|Thomaz Kravezuk, do R7*
O partido Novo, do ex-presidenciável João Amoêdo, que ficou em quinto lugar na votação de primeiro turno, anunciou nesta terça-feira (9) que não apoiará nenhum candidato no segundo turno das eleições presidenciais, que serão disputadas entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
Estreante em eleições, Amoêdo recebeu 2.679.728 votos no domingo (7), fechando o primeiro turno em quinto lugar.
Em nota, o partido afirmou que "o cenário presidencial no segundo turno não é aquele que desejávamos" e que "o Novo não apoiará nenhum candidato à Presidência" (leia a nota completa ao final).
O partido, entretanto, se posicionou contra o PT, alegando que a legenda possui práticas opostas às defendidas pelo Novo.
Apesar da neutralidade na eleição nacional, o candidato do Novo ao governo de Minas Gerais, Romeu Zema, que avançou para o segundo turno, afirmou à agência Estadão Conteúdo que vai estabelecer conversas com a campanha do deputado do PSL para analisar um eventual apoio ao ex-capitão do Exército.
Amoêdo não declarou publicamente apoio a nenhum candidato, mas já elogiou Paulo Guedes, conselheiro econômico de Bolsonaro.
Veja a nota completa:
"O Novo obteve importantes conquistas e sai fortalecido das eleições de 2018.
No entanto, o cenário presidencial no segundo turno não é aquele que desejávamos.
Manteremos nossa coerência e nossa contribuição à sociedade se dará através da atuação da nossa bancada eleita, alinhada com nossos princípios e valores.
O Novo não apoiará nenhum candidato à Presidência, mas somos absolutamente contrários ao PT, que tem ideias e práticas opostas às nossas".
*Estagiário do R7, sob supervisão de Diego Junqueira