PDT prepara ação para anular eleição; PT quer investigação do TSE
Movimentação dos partidos ocorre após denúncia de que a campanha do candidato Jair Bolsonaro (PSL) usou práticas ilícitas no uso de redes sociais
Eleições 2018|Do R7, com Agência Estado e Reuters
O presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou nesta quinta-feira (18) que o partido prepara uma ação para pedir à Justiça Eleitoral a anulação das eleições deste ano após as denúncias de práticas ilícitas no uso de redes sociais por parte da campanha do candidato do PSL, Jair Bolsonaro. O mesmo fato motivou uma nota na qual o PT cobra um posicionamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o caso.
"É uma ação coordenada para influir no processo eleitoral, que não pode ser ignorada pela Justiça Eleitoral nem ficar impune", diz a nota assinada pela Executiva do PT.
Fraga: E as fake news do PT no WhatsApp?
Adversário de Bolsonaro no segundo turno da disputa pelo Planalto, Fernando Haddad, acusou o adversário de criar uma "organização criminosa com empresários que, mediante caixa dois, dinheiro sujo, estão patrocinando mensagens mentirosas no WhatsApp”.
Leia também
O PDT, que teve o candidato Ciro Gomes em terceiro lugar no primeiro turno da disputa pelo Palácio do Planalto, ainda estuda a forma e o conteúdo da peça a ser apresentada ao TSE. “Estamos preparando uma ação. Ainda não está pronta, o jurídico está examinando o termo exato e por isso ainda não soltei”, disse Lupi.
O caso
Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo divulgada nesta quinta-feira apontou práticas ilícitas no uso de redes sociais por parte da campanha de Bolsonaro.
De acordo com a publicação, empresários têm bancado a compra de distribuição de mensagens contra o PT e a favor de Bolsonaro por WhatsApp, em uma prática que se chama pacote de disparos em massa de mensagens, e estariam preparando uma operação para a próxima semana, antes do segundo turno.
RealTime Big Data: Bolsonaro tem 60% dos votos válidos; Haddad, 40%
A campanha de Bolsonaro não se manifestou de imediato sobre as denúncias, mas um dos filhos do presidenciável disse em mensagem no Twitter que o jornal e o PT contam meias-verdades ou mentiras descontextualizadas. “Vão perder a boquinha que o partido mais corrupto do Brasil bancou ao longo de seu tempo no poder!”, escreveu o vereador Carlos Bolsonaro.