Candidato à Prefeitura de BH coloca "faxina com a mulher" em agenda
Cabo Xavier alega que quis mostrar um pouco da rotina da família, além de chamar atenção para a equidade entre homens e mulheres
Eleições 2020|Caio Silva* e Pablo Nascimento, do R7
Enquanto boa parte dos candidatos aproveitam todo tempo possível para fazer atos de campanha, um dos 15 postulantes à Prefeitura de BH colocou em sua agenda oficial que iria dedicar parte deste domingo (4) para ajudar a mulher a faxinar a casa.
Segundo o cronograma enviado à imprensa, Cabo Xavier (PMB), de 48 anos, se reuniu com a equipe de sua campanha durante a manhã. Às 15 horas foi agendado o momento de limpar a casa com a família, depois disto, ele produziu materiais para campanha na internet.
Em conversa com o R7, Cabo Xavier disse que resolver destacar o compromisso na agenda para mostrar sua "simplicidade" e um pouco da rotina em família.
— Se minha mulher está cozinhando, eu arrumo a cozinha, limpo o fogão, lavo as louças. Se ela lava a roupa, eu ajudo a passar. Então, a gente tem uma divisão de tarefas.
O candidato, que concorre ao cargo pelo Partido da Mulher Brasileira, lembra que costuma participar ativamente das tarefas de casa desde a infância.
— Desde os meus 10, 11 anos, eu e os meus irmãos sempre ajudamos minha mãe na divisão das tarefas e isso trouxe pra minha vida toda. Se a gente quer mudar o mundo, o exemplo tem que começar dentro de casa. Homens e mulheres tem que se respeitar, saber que tem os mesmo direitos e também deveres e obrigações. Temos que valorizar as pessoas como devem, sem distinção de sexo, cor, raça, e tratar todos com respeito e com igualdade.
Cabo Xavier é teólogo, estudante de direito e policial militar. Em 2018 ele concorreu ao cargo de deputado federal pelo PPL, mas não foi eleito.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento