Eleições 2020 Começam hoje os simulados para divulgar resultados das Eleições

Começam hoje os simulados para divulgar resultados das Eleições

Apuração dos votos em tempo real possibilita que a imprensa possa informar os dados à população, no mesmo dia e hora, a partir do fim do pleito

Movimentação no Centro de Divulgação das Eleições durante apuração dos votos

Movimentação no Centro de Divulgação das Eleições durante apuração dos votos

Roberto Jayme/Ascom/TSE - 07.10.2018

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realiza, a partir desta terça-feira (27), das 15h às 18h, simulados com os veículos de mídia e entidades que se inscreveram para acompanhar em tempo real a apuração dos votos nas Eleições Municipais de 2020. Os testes ocorrem até quinta-feira (29).

Os eventos são simulações de uma totalização de votos em alguns munícipios. Na ocasião, os representantes dos veículos de comunicação testam o funcionamento de seus próprios softwares a partir de dados brutos oferecidos pelo TSE.

Leia mais: Prefeitos brasileiros têm salários definidos pelas Câmaras Municipais

Os arquivos devem ser compreendidos e trabalhados em softwares, pelas instituições, para que possam ser divulgados aos usuários da maneira que acharem melhor.

A divulgação em tempo real possibilita que emissoras de TV e rádio, portais de internet e a imprensa, em geral, possam informar os resultados à população a partir do encerramento da votação. São divulgados os votos recebidos por cada candidato a prefeito e a vereador no dia da eleição.

Veja também: Eleições 2020 terão mais de 15 mil servidores e 2 milhões de mesários

O TSE já compartilhou um link para acesso aos arquivos gerados para o simulado. Todas as informações sobre o assunto podem ser encontradas no Portal do TSE.

Últimas