Eleições 2020 Kalil segue à frente para reeleição em 1º turno em BH, diz pesquisa

Kalil segue à frente para reeleição em 1º turno em BH, diz pesquisa

João Vítor Xavier aparece em segundo lugar, com 8% das intenções de votos, seguido por Bruno Engler, com 5%, aponta levantamento da Realtime Big Data

  • Eleições 2020 | Pablo Nascimento, do R7

Pesquisa aponta Kalil com 58% dos votos

Pesquisa aponta Kalil com 58% dos votos

Divulgação / Coligação Coragem e Trabalho

Levantamento do Instituto Realtime Big Data, divulgado nesta quinta-feira (15), aponta, mais uma vez, para a reeleição de Alexandre Kalil (PSD), em primeiro turno, ao cargo de prefeito de Belo Horizonte.

Na pesquisa estimulada, 58% dos entrevistados disseram que votariam em Kalil caso a eleição fosse hoje. Em segundo lugar, com 8% das intenções de votos, aparece João Vítor Xavier (Cidadania). Bruno Engler (PRTB) ficaria na terceira posição, com 5%.

Áurea Carolina (PSOL) tem 4% das intenções de votos. A lista segue com Rodrigo Paiva (NOVO), com 3%, Nilmário Miranda (PT), com 2%, e Luísa Barreto (PSDB), com 1%. Os demais candidatos somam juntos, 3%.

Os votos brancos ou nulos somariam 7%, enquanto 9% dos eleitores não sabem ou não quiseram responder.

Esta é a segunda pesquisa realizada pela empresa desde o início oficial da campanha e a primeira após o horário eleitoral gratuito na TV e no rádio. O primeiro levantamento já indicava Kalil reeleito em primeiro turno.

Votação espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, Kalil também segue na liderança, com 40% das inteções de votos.

Áurea Carolina aparece com 4%, assim como João Vítor Xavier. Bruno Engler segue a lista com 2%. Outros somam 4%, já os brancos e nulos representam 16%. Os que não souberam ou não quiseram responder somam 30%.

Atual gestão

Os entrevistados também avaliaram a atual gestão de Alexandre Kalil na Prefeitura de Belo Horizonte. A pesquisa indica que 66% dos entrevistados aprovam a administração, enquanto 23% desaprovam. Os que não sabem ou não quiseram opinar somam 11%.

Governo Estadual

A Realtime Big Data ainda avaliou, ainda, a administração de Romeu Zema (NOVO) frente ao Governo de Minas. Do total de entrevistados, 44% disseram que aprovam a gestão de Zema, 49% disseram que desaprovam e 7% não sabem ou não sabem responder.

A Realtime ouviu 1.000 eleitores em Belo Horizonte, entre os dias 13 e 15 de outubro. O grau de confiança é de 95% para uma margem de erro de 4% para os resultados gerais. Pesquisa foi registrada no TRE com o número MG 05084/2020.

Últimas