Eleições 2020 Transporte, enchentes e emprego são temas de candidatos em SP

Transporte, enchentes e emprego são temas de candidatos em SP

Campanha eleitoral paulistana foi marcada por visitas aos bairros periféricos para ouvir queixas da população e entrevistas nesta quarta-feira (7)

  • Eleições 2020 | Cesar Sacheto, do R7

Candidatos vão às ruas e são entrevistados na campanha municipal em SP

Candidatos vão às ruas e são entrevistados na campanha municipal em SP

Montagem/R7

Obras para a melhoria do transporte público, pavimentação de calçadas, prevenção de enchentes e geração de empregos dentro dos bairros foram alguns dos temas abordados ñesta quarta-feira (7) pelos candidatos ao cargo de prefeito de São Paulo nas eleições deste ano.

Leia também: Disputa municipal pode ajudar a reduzir o número de partidos

A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 27 de setembro e o R7 tem divulgado os compromissos de campanha de todos os 14 concorrentes à administração municipal paulistana. O critério definido para apresentação foi a ordem alfabética.

Andrea Matarazzo (PSD)

O candidato do PSD, Andrea Matarazzo, participou de uma videoconferência com os presidentes de clubes Rotary de São Paulo e visitou o Mercado Municipal da Lapa, na zona oeste, onde conversou com comerciantes e moradores da região.

Antonio Carlos Silva (PCO)

O candidato do PCO, Antonio Carlos Silva, fez pela manhã panfletagem na feira livre da Vila Moraes, na zona sul. Depois, se encontrou com professores da corrente Educadores em Luta.

Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota)

O candidato à prefeito pelo Patriota, Arthur do Val, concedeu uma entrevista coletiva virtual sobre o plano Locomotiva de gestão administrativa. 

Bruno Covas (PSDB)

O candidato do PSDB à reeleição, Bruno Covas, visitou obras de calçada e adequação de passeios no Largo da Lapa, na zona oeste da capital. Durante o encontro, o ele afirmou que um terço dos deslocamentos na cidade é feito a pé e classificou o pedestre como o "elo mais fraco da cadeia da mobilidade".

Covas visitou a Lapa (zona oeste)

Covas visitou a Lapa (zona oeste)

Patrícia Cruz/Divulgação

De acordo com Covas, que busca a reeleição, a atual gestão vai requalificar um total de 1,5 milhão de m² de calçadas até o final deste ano em toda a cidade, um investimento de R$ 140 milhões.

Leia também: Campanhas nas redes sociais podem intensificar fake news em 2020

"É o maior programa de refazimento da história da cidade de São Paulo. O que sempre foi visto como obrigação exclusiva do proprietário, nós entendemos que é uma questão de mobilidade e, portanto, a prefeitura precisa investir para garantir a qualidade das calçadas", complementou.

Celso Russomanno (Republicanos)

O candidato do Republicanos, Celso Russomanno, foi sabatinado em um encontro promovido pela Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais), realizado em um restaurante no Jardim Europa.

Filipe Sabará (Novo)

O candidato do Novo, Filipe Sabará, gravou o programa eleitoral e concedeu entrevista sobre a sua carreira dentro da política.

Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, se reuniu com pessoas que estão desempregadas na Cohab Jardim São Bento, região do Capão Redondo, na zona sul. No encontro, o candidato prometou criar frentes de trabalho para que a população na própria região onde moram.

Guilherme Boulos se encontrou com moradores do Capão Redondo

Guilherme Boulos se encontrou com moradores do Capão Redondo

Divulgação

"As subprefeituras podem abrir vaga de trabalho para receber um salário digno com carteira assinada para as pessoas da região fazer várias coisas. Por exemplo, buracos na rua, calçada abandonada, praças abandonadas. O nome disso é zeladoria. Você resolve dois problemas num só. Vai garantir emprego para quem está desempregado e a cidade mais bonita", declarou Guilherme Boulos. 

Jilmar Tatto (PT)

O candidato do PT, Jilmar Tatto, foi entrevistado na rádio Trianon e fez um panfletaço na Praça Ramos de Azevedo, no centro da cidade. Depois, caminou com a candidata Janaina Xavier pelos Campos Elíseos. Por fim, participou de nova panfletagem no Terminal Barra Funda.

Joice Hasselmann (PSL)

A candidata do PSL à prefeitura, Joice Hasselmann, participou de uma reunião com a equipe sobre o plano de governo e foi até o Clube de Tiro, na Vila Pirajussara. Além disso, a candidata gravou material para o horário eleitoral, particiou de encontro com a equipe de mídias sociais e um jantar com apoiadores.

Levy Fidelix (PRTB)

O candidato do PRTB, Levy Fidelix, participou de um debate na Câmara Brasil-Alemanha e gravou vídeo com Igor de Franco, candidato a vereador em São Paulo.

Márcio França (PSB)

O candidato do PSB, Márcio França, visitou o Jardim Ângela, na zona sul, onde conversou com moradores e defendeu a duplicação da Estrada do M’Boi Mirim. No encontro, França disse que a obra é esperada há décadas e que a prefeitura tem 500 milhões de reais reservados pelo governo do Estado para o projeto. Porém, a obra não teria sido realizada devido a uma confusão da atual gestão na licitação.

Márcio França falou de transportes no Jd. Ângela

Márcio França falou de transportes no Jd. Ângela

Fernanda Luz/Divulgação

“A prefeitura por incompetência, por relaxamento, tomou uma condenação no Tribunal de Contas, e a duplicação não saiu, as pessoas sofrem todo dia”, declarou o candidato Márcio França..

O candidato também defendeu que a prefeitura coloque recursos para completar a obra de extensão do metrô do Capão Redondo ao Jardim Ângela, garantindo um transporte mais rápido para os moradores da região. “Hoje é a principal área da cidade que não tem metrô, as pessoas sofrem duas horas e meia para sair daqui e chegar lá no centro de São Paulo”, completou.

Marina Helou (Rede)

A candidata a prefeita pela Rede Sustentabilidade, Marina Helou, fez uma caminhada no Largo da Batata, na zona oeste da cidade, para conversar com moradores. Depois, participou de entrevista e conversou com moradores do Jardim Ângela, na zona sul, onde prometeu melhor o acesso da população à internet.

Orlando Silva (PCdoB)

O candidato do PCdoB, Orlando Silva, conversou com moradores da comunidade do Sape, na Vila Popular, no bairro de Guaianazes, zona leste paulistana. Durante cerca de duas horas, o político tomou ciência dos problemas locais, gerados por falta de infraestrutura urbana.

Orlando Silva percorreu bairros da zona leste para ouvir a população

Orlando Silva percorreu bairros da zona leste para ouvir a população

Jennifer Glass/Divulgação

“Meu compromisso é primeiro com quem mais precisa. São Paulo é uma cidade muito rica, mas muito desigual. Pouca gente tem muito e muita gente tem pouco. Com saúde e emprego, a gente vai aos poucos arrumando a vida. Eu vou mirar muito nisso: gerar emprego e renda para as pessoas", declarou o Orlando Silva, que ainda fez uma caminhada pela feira livre da Rua Andes e pelo comércio da avenida Nordestina.

Vera Lúcia (PSTU)

A candidata do PSTU, Vera Lúcia, participou de uma reunião com a coordenação de campanha, se encontrou com integrantes do seu comitê e gravou vídeos com temas relativos à administração municipal.

Vera Lúcia falou de enchentes em entrevista à emissora de tv

Vera Lúcia falou de enchentes em entrevista à emissora de tv

Divulgação

Em um deles, Vera Lúcia abordou a questão das enchentes na cidade de São Paulo, as causas do problema e os seus efeitos. A candidata enfatizou a responsabilidade da gestão pública no combate aos alagamentos, como a realização de obras preventivas, saneamento básico e projetos voltados à população carente que habita áreas de risco, entre outros.

“As famílias, que moram nas encostas e nas áreas alagadas anualmente pelas enchentes, sabem que móveis, comprados com muito esforço, em suadas prestações, comida, roupas, documentos, lembranças de toda uma vida podem se perder. Podem perder a casa,  contrair doenças, devido ao contato com as águas dos esgotos ou, pior ainda, perder seus entes queridos afogados, soterrados ou arrastados. Quando fatos como esses têm data para acontecer e os governantes nada ou quase nada fazem, são responsáveis diretos pelas desgraças decorrentes das enchentes. Isso é um crime premeditado, de forma covarde e cruel", frisou Vera Lúcia.

*O R7 divulga diariamente as notícias sobre o dia de campanha dos postulantes ao cargo de prefeito da capital paulista. O espaço no portal está aberto a todos os candidatos.

Veja o currículo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo:

Últimas