Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acompanhe como está a votação para presidente pelo mundo

Foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras; mais de 691 mil eleitores estão aptos a votar no exterior

Eleições 2022|Do R7, com Agência Brasil

Eleitores que vivem no exterior votam apenas para o cargo de presidente da República
Eleitores que vivem no exterior votam apenas para o cargo de presidente da República Eleitores que vivem no exterior votam apenas para o cargo de presidente da República

Os brasileiros que moram no exterior têm o direito a votar para o cargo de presidente da República. Para isso, foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras. Até as 14h deste domingo (2), no horário de Brasília, a votação do primeiro turno das Eleições 2022 já havia se encerrado em 69 países, informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, um aumento de 39,21% em relação às eleições gerais de 2018. Nenhuma anormalidade foi registrada até o momento, a não ser a grande participação dos eleitores. 

Ainda há longas filas em Lisboa e Porto, em Portugal, e em Dublin, na Irlanda. Nesses e em outros locais da Europa é possível que o horário da votação seja ampliado, para atender a todos os que estão nas filas. Além disso, 57 urnas apresentaram mau funcionamento e tiveram de ser trocadas, mas em poucos casos houve substituição pelo voto em papel.

A organização das eleições no exterior, como o envio de urnas e a abertura de seções eleitorais, ficou a cargo do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal). O órgão informou já ter começado a receber os primeiros boletins de urna provenientes de outros países. A divulgação dos resultados oficiais, contudo, só deve começar às 17h.

Publicidade

Neste ano, pela primeira vez, todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8h às 17h, no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso, portanto, haverá adaptação do horário local.

A regra, entretanto, não se aplica aos eleitores das seções eleitorais do exterior, em que as urnas ficam abertas das 8h às 17h na hora local.

Publicidade

Veja os 59 países onde a votação para presidente já se encerrou

Arábia Saudita

Armênia

Publicidade

Austrália

Azerbaijão

Barein

Cazaquistão

Catar

China

Hong Kong (província chinesa)

Coreia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Estônia

Etiópia

Filipinas

Finlândia

Índia

Indonésia

Japão

Malásia

Nepal

Omã

Tailândia

Taiwan

Vietnã

Geórgia

Grécia

Irã

Iraque

Israel

Jordânia

Kuwait

Líbano

Myanmar

Palestina

Paquistão

Quênia

Romênia

Rússia (Federação Russa)

Singapura

Sri Lanka

Tanzânia

Timor-Leste

Turquia

Zâmbia

Calendário eleitoral de 2022
Calendário eleitoral de 2022 Calendário eleitoral de 2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.