Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022

Bolsonaro e Lula estão tecnicamente empatados, mostra Paraná Pesquisas

Lula aparece com 50,4% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem 49,6%; margem de erro é de 2 pontos percentuais

Eleições 2022|Do R7

Lula e Bolsonaro, candidatos que disputam a Presidência da República no segundo turno
Lula e Bolsonaro, candidatos que disputam a Presidência da República no segundo turno

A um dia da decisão de quem será o próximo presidente da República, os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem empatados tecnicamente na pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada neste sábado (29). O petista tem uma pequena vantagem dos votos válidos e contabiliza 50,4% das intenções, enquanto o atual chefe do Executivo aparece com 49,6%. 

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

Ao considerar o cenário estimulado, o presidente e candidato à reeleição tem 46,3% das intenções de voto, e Lula, 47,1%. Os eleitores que declararam que não vão votar em nenhum deles representam 3,4%, e os que não souberam ou não responderam somam 3,2%.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Foram ouvidos 2.400 eleitores com 16 anos ou mais, em 26 estados e no Distrito Federal e em 166 municípios brasileiros. Os dados foram colhidos entre os dias 26 e 28 de outubro de 2022. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09573/2022. 


Desde a primeira pesquisa feita entre os adversários para o segundo turno, a vantagem de Lula diminuiu. No primeiro levantamento, o petista tinha 51,9% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro aparecia com 48,1%. No entanto, ao comparar a pesquisa anterior, divulgada em 25 de outubro, com a atual, Lula recuperou 0,2% dos votos e o presidente perdeu 0,2%. 

Para contabilizar os votos válidos, as pesquisas desconsideram votos brancos, nulos, bem como as respostas de eleitores que ainda estão indecisos ou não souberam responder. A metodologia se equipara à utilizada pela Justiça Eleitoral para definir o presidente eleito.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.