Eleições 2022

Eleições 2022 Cameli lidera disputa pelo governo do Acre, aponta pesquisa Real Time

Cameli lidera disputa pelo governo do Acre, aponta pesquisa Real Time

Atual governador, do PP, está à frente de Mara Rocha (MDB) e de Sérgio Petecão (PSD), que aparecem tecnicamente empatados

  • Eleições 2022 | Hellen Leite, do R7, em Brasília

Governador do Adcre, Gladson Cameli (PP) lidera pesquisa estimulada e espontânea

Governador do Adcre, Gladson Cameli (PP) lidera pesquisa estimulada e espontânea

Agência Acre/Divulgação

Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (7) aponta que a reeleição de Gladson Cameli (PP) para o governo do Acre está com 41% das intenções de voto. Em seguida aparecem Mara Rocha (MDB), com 17% das citações; Sérgio Petecão (PSD), com 14%; e Jenilson Leite (PSB), com 11%. Os valores são da pesquisa estimulada, quando os participantes são apresentados em uma lista de candidatos.

Gladson também aparece na frente na pesquisa espontânea – quando os nomes dos candidatos não são apontados –, com 26% das intenções de voto. Mara Rocha, Sérgio Petecão e Jenilson Rocha empatam com 4% das intenções de voto cada um. Confira:

Pesquisa estimulada - governo do Acre
Gladson Cameli (PP): 41%
Mara Rocha (MDB): 17%
Sérgio Petecão (PSD): 14%
Jenilson Leite (PSB): 11%
Nilson Euclides (Psol): 0%
David Hall (Avante): 0%
Branco/Nulo: 9%
Não sabem/Não responderam: 8%

Pesquisa espontânea - governo do Acre
Gladson Cameli (PP): 26%
Mara Rocha (MDB): 4%
Sérgio Petecão (PSD): 4%
Jenilson Leite (PSB): 4%
Jorge Viana (PT): 3%
Marcos Alexandre (PT): 2%%
Márcio Bittar (União): 1%
Branco/Nulo: 17%
Não sabem/Não responderam: 39%

O levantamento revela ainda que o governo de Cameli é avaliado como ótimo ou bom por 56% dos entrevistados. Para 13%, o governo é regular, e outros 21% o consideram ruim ou péssimo. No cenário que avaliou a possibilidade de voto nos candidatos, 36% dos entrevistados disseram que votariam com certeza no atual governador, 30% que poderia votar, 6% que dificilmente votaria, 25% respondeu que não votaria e 3% afirmaram que não conhece o suficiente para opinar.

O maior índice de rejeição na pesquisa é de Jorge Viana (PT): 42% dos entrevistados responderam que não votariam no petista. Em seguida no índice de rejeição aparecem Mara Rocha (40%) e Marcus Alexandre (38%).

Disputa pelo Senado

Já a disputa ao Senado mostra um cenário mais acirrado, com Jorge Viana (PT) ligeiramente à frente de Alan Rick (União Brasil), com 24% e 17% das intenções de voto, respectivamente. Em seguida, aparecem os nomes de Márcio Bittar (PL), com 15%; Jéssica Sales (MDB), com 14%; Maílza Gomes (PP), com 5%; Vanda Milani (Pros), com 3%; e Sanderson Moura (Psol), com 1%. Brancos e nulos somam 12%, não souberam ou não quiseram responder foram 9%. Confira os resultados em dois cenários:

Pesquisa Senador - Cenário estimulado 1
Jorge Viana (PT): 24%
Alan Rick (União): 17%
Márcio Bittar (PL): 15%
Jéssica Sales (MDB): 14%
Maílza Gomes (PP): 5%
Vanda Milani (Pros): 3%
Sanderson Moura (Psol): 1%
Branco/Nulo: 12%
Não sabem/Não responderam: 8%

Pesquisa Senador - Cenário estimulado 2
Jorge Viana (PT): 25%
Alan Rick (União): 20%
Jéssica Sales (MDB): 20%
Maílza Gomes (PP): 6%
Vanda Milani (Pros): 4%
Sanderson Moura (Psol): 1%
Branco/Nulo: 13%
Não sabem/Não responderam: 11%

O instituto ouviu 1.500 pessoas entre os dias 4 e 6 de junho em 13 municípios do Acre. A margem de erro do levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AC04884/2022, é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% – o que significa que, se levarmos em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado da pesquisa retratar a realidade é de 95%. 

Últimas