DF terá mais ônibus nas ruas neste domingo (2), 1º turno das eleições
Governo do DF é obrigado, por lei, a garantir transporte público para os eleitores saírem para votar
Eleições 2022|Luiz Calcagno e Jéssica Moura, do R7, em Brasília
O transporte público no Distrito Federal circula com o horário da tabela de sábado neste domingo (2), dia do primeiro turno das eleições. Isso ocorre para garantir o transporte dos eleitores até as respectivas zonas eleitorais. O Governo do DF é obrigado, por lei, a garantir mobilidade para a população em dia de votação. O Metrô-DF também vai funcionar, mas com o horário normal de domingo — de 7h às 19h.
VEJA COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
O funcionamento especial dos ônibus pretende garantir mobilidade para 2,2 milhões de eleitores se deslocarem aos 610 locais de votação da capital federal. A Secretaria de Mobilidade informou também que adotará o mesmo esquema em caso de segundo turno, em 30 de outubro.
Os horários cobrem o funcionamento das sessões eleitorais, que abrem às 8h e funcionam até às 17h. Mas a disponibilidade de transporte não se estenderá às linhas semiurbanas, que ligam o DF a municípios do Entorno. Nesse caso, de acordo com a pasta, a frota ganhará reforço somente se a demanda dos terminais superar a capacidade ofertada.
Leia também
Quem precisar de pegar ônibus neste domingo, poderá consultar os horários no site DF no Ponto.
Cuidado com a carona
De acordo com a Lei Federal 6.091/1974, somente veículos a serviço da Justiça Eleitoral ou coletivos de linhas regulares podem transportar passageiros. As exceções são para o serviço transporte de veículo privado sem fins eleitorais, como táxi e serviço de aplicativo, ou "de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família".
A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.669/2021 vai na mesma linha. De acordo com a norma editada pela corte eleitoral, "é vedado às candidatas e aos candidatos, aos órgãos partidários, às federações de partidos, ou a qualquer pessoa, o fornecimento de transporte ou refeições a eleitoras ou eleitores no dia da eleição".
Veja que tipo de transporte será permitido neste domingo segundo o TSE:
- Veículos a serviço da Justiça eleitoral;
- Coletivos de linhas regulares e não fretados;
- Veículos de uso individual da proprietária ou do proprietário, para o exercício do próprio voto e de sua família;
- E serviço de transporte público ou privado como táxi, aplicativos de transporte e assemelhados.
Local de votação
O DF tem 610 escolas e faculdades que funcionarão como locais de votação em toda a região. Antes de sair de casa, o eleitor precisa checar se houve alguma alteração no endereço. A conferência pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), na sessão de autoatendimento do eleitor, ou pelo aplicativo e-Título.
Para votar, os eleitores precisam apresentar um documento de identificação com foto. Mesários aceitarão o e-Título, a carteira de identidade (RG), a identidade social, a carteira de categoria profissional reconhecida por lei, o passaporte, o certificado de reservista, a carteira de trabalho e a carteira de habilitação (CNH).