Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022

Em evento sem Lula, PT confirma candidatura de Haddad ao governo de SP

A convenção ocorreu na capital paulista e contou com a participação de militantes do PT e de outros apoiadores do petista

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que será candidato ao Governo de São Paulo
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que será candidato ao Governo de São Paulo

Em convenção sem a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores formalizou a candidatura do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ao governo do estado. O evento ocorreu na capital paulista neste sábado (23) e contou com a participação de militantes do PT e de outros apoiadores da candidatura de Haddad.

Ministro da Educação entre os anos de 2005 e 2012 e prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016, Fernando Haddad foi candidato à Presidência pelo PT após o ex-presidente Lula ter sido declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele foi derrotado, no segundo turno, por Jair Bolsonaro. 

Sem Lula

O evento contou com a participação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula, e com a presença do também ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB). Alckmin afirmou que o que ocorre em São Paulo repercute na eleição nacional, para presidente. 

"Nós temos, todos os partidos, uma grande responsabilidade. A eleição nacional passa por São Paulo. Não só pelo tamanho do estado, que tem quase um quarto do eleitorado brasileiro, mas também por que São Paulo é uma caixa de ressonância. O que acontece aqui ressoa no Brasil inteiro", disse.


O nome do vice do petista para concorrer ao governo paulista ainda não foi divulgado. Marina chegou a ser cogitada para o cargo, mas lançou a pré-candidatura a deputada federal por São Paulo.

França, que já ocupou o posto tentado por Haddad, também seria candidato ao Executivo, mas acabou declinando, como acordado anteriormente. Ele formalizou ao petista que deixaria a disputa caso as pesquisas mostrassem uma preferência dos eleitores por Haddad.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.