Ex-candidata Simone Tebet participa de ato pró-Lula no DF
A ex-presidenciável declarou voto ao petista e caminhará com apoiadores nesta quarta-feira (19) a partir das 16h
Eleições 2022|Bruna Lima, do R7, em Brasília
A senadora e ex-presidenciável Simone Tebet (MDB-MT) participa, nesta quarta-feira (19), de uma caminhada pró-Lula no Distrito Federal, ao lado da militância petista e de apoiadores o ex-presidente. O ato está marcado para começar às 16h e sairá da Praça do Povo, no Setor Comercial Sul, em Brasília.
VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
Também estarão presentes o ex-candidatos e candidatas do DF Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT), Keka Bagno (PSOL), Rafael Parente (PSB), Olgamir Amancia (PCdoB), Rosilene Corrêa (PT), Joe Vale (PT) e Pedro Ivo (Rede).
Na agenda do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não há previsão de presença no ato. O petista organiza a participação em um evento com evangélicos em São Paulo e seguirá para Porto Alegre. Mesmo sem poder estar presente sempre, Lula convocou, em encontro on-line nesta terça-feira (18), as lideranças do PT e partidos aliados a organizarem atos em espaços públicos, a fim de divulgar as propostas do partido nesta reta final da campanha presidencial.
"É preciso que a gente coloque, em cada resposta a uma crítica, uma proposta para que o povo saiba que nós sabemos o que fazer quando ganharmos as eleições", disse Lula. A senadora Tebet foi uma das participantes do encontro virtual e ressaltou a necessidade de ser mais propositivo, extrapolando a esfera de apenas rebater a oposição.
Tebet, terceira presidenciável mais votada no primeiro turno, declarou apoio a Lula logo após sair da disputa. A senadora obteve 4,2% dos votos válidos no país. No DF, ela teve um de seus melhores desempenhos: foram mais de 100 mil votos, representando 5,98% do total.
Durante o encontro com Lula, Tebet orientou focar nos eleitores indecisos. "Eu e Ciro representamos quase 8,5 milhões de homens e mulheres que não votaram em Lula e ainda me surpreende o quanto o nosso eleitor ainda está um pouco indeciso e um pouco influenciado por fake news e pelo um medo", disse.
No DF, Bolsonaro venceu Lula no primeiro turno. Enquanto o atual presidente alcançou 51,65%, o petista teve 36,85%. Ciro ficou em quarto, com 4,22% dos votos válidos.