Líderes de ditaduras parabenizam Lula por eleição presidencial
Presidente eleito do Brasil recebe mensagem de políticos da América Latina e ensaia aproximação com antigos aliados
Eleições 2022|Do R7, em Brasília
O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já recebeu os parabéns pela vitória nas urnas no domingo (30) dos líderes das principais ditaduras da América Latina e de aliados de esquerda que governam países vizinhos ao Brasil.
VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
Um dos que já cumprimentaram Lula foi o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que está no posto desde 2013 e levou o país a uma grave situação financeira. De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), neste ano a inflação venezuelana deve fechar em 500%. Hoje, a Venezuela é o país mais pobre das Américas. Nos últimos dez anos, seu PIB (produto interno bruto) caiu 81,8%.
"Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro elegeu Lula como seu novo presidente. Vivam os povos determinados a ser livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!", publicou Maduro.
Em carta, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, também celebrou o resultado. Ele está no comando do país desde 2007.
"Com grande alegria celebramos sua merecida vitória, pedindo a Deus que lhe dê saúde, força e muito carinho para juntos construirmos e incentivarmos o futuro de seu grande país, o bem-estar das famílias, e continuarmos a contribuir para a busca da paz no mundo."