Eleições 2022

Eleições 2022 Líderes mundiais parabenizam Lula pela vitória na eleição do Brasil

Líderes mundiais parabenizam Lula pela vitória na eleição do Brasil

Joe Biden, Emmanuel Macron e Alberto Fernández mandaram mensagem ao petista pelo terceiro mandato na Presidência

Joe Biden, Emmanuel Macron e Alberto Fernández parabenizaram Lula pela vitória nas urnas

Joe Biden, Emmanuel Macron e Alberto Fernández parabenizaram Lula pela vitória nas urnas

AFP/EFE

Presidentes e autoridades de diversos países parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (30).

O petista assumirá o cargo pela terceira vez, a partir de 1º de janeiro de 2023.

EUA

O presidente dos EUA, Joe Biden, congratulou Lula pela vitória. Em uma nota divulgada pela Casa Branca, disse: "Estou ansioso para que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos".

O líder democrata classificou as eleições brasileiras de "livres e justas".

França

O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou o atual momento de "um novo capítulo da história do Brasil" e afirmou que, junto com Lula, vai renovar o vínculo de amizade entre os dois países. 

Portugal

O primeiro-ministro de Portugal mandou mensagem a Lula pelas redes sociais.

"Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais", escreveu António Costa.

Argentina

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou que o terceiro mandato de Lula abre um novo tempo para a história da região.

"Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos", publicou Fernández nas redes sociais.

Espanha

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que a vitória de Lula é uma aposta do Brasil "no progresso e na esparança" e que trabalhará junto do presidente eleito por "justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas".

Alemanha

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, parabenizou Lula em nome do governo alemão.

Bolívia

O presidente boliviano, Luis Arce, disse que a vitória de Lula "fortalece a democracia e a integração latino-americana" e que o povo brasileiro será conduzido pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social.

Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi outro líder da América Latina que comemorou a vitória do petista e mandou seus cumprimentos pela internet.

"Viva os povos determinados a ser livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!", publicou nas redes sociais o líder venezuelano.

Colômbia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, publicou um "Viva Lula" após a confirmação da derrota do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

.

Últimas