Lula e FHC se encontram após ex-presidente declarar apoio ao petista no 2º turno
Em foto publicada numa rede social nesta sexta-feira, Lula chamou o encontro com Fernando Henrique Cardoso de 'democrático'
Eleições 2022|Do R7, em Brasília
Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso se encontraram pela primeira vez, nesta sexta-feira (7), após o economista declarar apoio ao petista na disputa pela Presidência da República no segundo turno. O cargo também é almejado pelo atual chefe do Executivo nacional, Jair Bolsonaro (PL).
VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
Lula compartilhou uma foto numa rede social e chamou o encontro com FHC de "democrático". Confira a publicação abaixo:
Apoio do ex-presidente
Quando anunciou o apoio, Fernando Henrique Cardoso afirmou que o voto no candidato do PT se dava "por uma história de luta pela democracia e inclusão social". "Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu, em uma rede social.
No primeiro turno, FHC não declarou de forma aberta que votaria em Lula, mas deu indícios de que era a favor da eleição do petista.
"Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional", afirmou o ex-presidente.
No primeiro turno, Lula obteve 57.259.504 votos (48,43%), e Bolsonaro recebeu 51.072.345 (43,20%). O segundo turno das eleições ocorrerá em 30 de outubro, último domingo deste mês.