Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marcelo Aro defende união entre governos para ampliação do metrô da Grande BH

Candidato ao Senado por Minas, o político também disse apoiar privatização do serviço e de estatais como Petrobras e Copasa

Eleições 2022|Pablo Nascimento, do R7

Marcelo Aro, de 35 anos, é jornalista e advogado
Marcelo Aro, de 35 anos, é jornalista e advogado Marcelo Aro, de 35 anos, é jornalista e advogado

Candidato ao Senado por Minas Gerais, Marcelo Aro (PP) defende união entre todos os níveis de governo para a ampliação do metrô da região metropolitana de Belo Horizonte.

"O cidadão está cansado de tantas promessas. Eu não vou fazer promessa. Da minha parte, vou trabalhar como senador eleito, ao lado de Zema. Juntos, podemos trazer soluções para Minas Gerais. Precisamos unir forças. Ninguém vai trazer a ampliação do metrô sozinho. Juntos, como senador, deputados federais, presidente e governador, conseguiremos", afirmou.

A declaração foi dada durante sabatina da Record TV Minas, na tarde desta terça-feira (23). Ainda sobre o tema, o candidato se declarou favorável à privatização da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) em Minas Gerais. A empresa é responsável por administrar o metrô.

"Sou 100% favorável [à privatização]. Acredito que tudo aquilo que o Estado puder passar é bom que passe. A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) é um exemplo. Você prefere que ela tenha político gerindo ou que a privatize e tenha conta mais barata para o consumidor. Sou a favor de privatizar a Copasa, a Cemig, a Petrobras. Tudo aquilo que for baratear o custo para o cidadão", explica-se.

Publicidade

Marcelo Aro também foi questionado sobre a avaliação dele sobre o corte de 14,5% no orçamento das universidades e institutos federais feito pelo governo federal em maio deste ano. Sobre o tema, o candidato defendeu mais empenho dos senadores para garantir os investimentos nas áreas prioritárias.

"Esse corte é definido na votação do Orçamento da União. O senador tem a obrigação de fazer sugestões, emendas, tirar daqui, colocar ali. Por isso, eu tenho a minha luta em prol da pessoa com deficiência e com doenças raras. Eu trabalho nessa pauta. Em todo orçamento posso fazer uma sugestão para ajudar as pessoas com deficiência", explica.

Publicidade

Durante a entrevista, Marcelo Aro também:

• Explicou que, apesar de apoiar a reeleição de Zema ao Governo de Minas e o atual governador apoiar Felipe D'Avila à Presidência, ele dá suporte à reeleição de Jair Bolsonaro (PL);

Publicidade

• Refutou a "demonização" da mineração e defendeu a extração minerária responsável;

• Defendeu a diversificação econômica no Estado;

• Disse ser favorável à criação do Aeroporto de Betim;

• Afirmou que é preciso pensar em desenvolvimento social quando o tema é o Aeroporto do Carlos Prates, em BH;

• Prometeu, caso eleito, trabalhar para buscar recursos junto ao governo federal para melhorias da mobilidade e transporte público da Grande BH;

• Disse ser favorável ao projeto do Rodoanel da Grande BH desenvolvido pela gestão Zema.

Perfil

Natural de Belo Horizonte, Aro tem 35 anos, é jornalista, advogado e mestre em direito constitucional. Aos 25 anos, foi eleito vereador de Belo Horizonte — cargo que marcou a sua estreia na carreira política.

No ano seguinte, em 2014, ele se elegeu deputado federal e foi reeleito em 2018, cargo que ocupa até o momento. Agora, Aro tenta a única cadeira do Senado disponível para Minas Gerais neste ano.

Sabatinas

As sabatinas da Record TV Minas com os candidatos ao Senado acontecerão até a próxima segunda-feira (29). Foram chamados os postulantes de partidos com representatividade de ao menos cinco nomes no Congresso.

As entrevistas acontecem ao vivo, no Balanço Geral MG, a partir das 15h10. O programa também é transmitido pelo YouTube e pelo Facebook. Após o Balanço Geral MG, a conversa continua por mais dez minutos, apenas pela internet. Assista à íntegra da sabatina com Marcelo Aro no início desta reportagem.

Veja o calendário:

• Segunda-feira (22/8): Cleitinho Azevedo (PSC)

• Terça-feira (23/8): Marcelo Aro (PP)

• Quarta-feira (24/8): Pastor Altamiro Alves (PTB)

• Quinta-feira (25/8): Bruno Miranda (PDT)

• Sexta-feira (26/8): Sara Azevedo (PSOL)

• Segunda-feira (29/8): Alexandre Silveira (PSD)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.