Ministro Benedito Gonçalves toma posse como corregedor-geral da Justiça Eleitoral
Ministro será o responsável por chefiar a fiscalização dos serviços eleitorais durante as eleições em todo o país
Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O ministro Benedito Gonçalves tomou posse como corregedor-geral da Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (8). Ele assume o cargo do ministro Mauro Campbell Marques, que deixou o tribunal em 1º de setembro. A partir de hoje, Gonçalves vai chefiar a fiscalização dos serviços eleitorais em todo o país.
Durante a sessão solene de posse, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, ressaltou a carreira de Gonçalves e as realizações acadêmicas dele. "O ministro é uma pessoa muito querida por todos nós, e eu não tenho nenhuma dúvida de que nos auxiliará muito, como já vem fazendo, com a importante missão de ser o corregedor eleitoral", afirmou.
Gonçalves foi eleito para assumir a corregedoria na última terça-feira (6). Por lei, a vaga é ocupada por ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), seguindo a ordem de antiguidade no TSE. "Agradeço a confiança e prometo continuar o trabalho realizado com muita competência por meus antecessores", afirmou o novo corregedor.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Benedito Gonçalves é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ingressou na magistratura em 1988, como juiz federal no Rio Grande do Sul. Desde 9 de novembro 2021, é ministro efetivo do TSE, mas já atuava como substituto no tribunal desde novembro de 2019.