Otto Alencar, do PSD, é eleito senador pela Bahia com 57,4% dos votos
Após apuração de 76,3% das urnas, candidato à reeleição superou concorrentes e já é considerado vencedor do pleito
Eleições 2022|Do R7
O candidato à reeleição Otto Alencar, do PSD, foi eleito para o cargo de senador pela Bahia neste domingo (2). Após 73% das urnas apuradas, ele já tem 57,42% dos votos e a vitória confirmada.
Ele superou candidatos como Cacá Leão (PP), que estava em segundo lugar na apuração com 25,16% dos votos e Raissa Soares (PL), com 15,39%.
Otto Roberto Mendonça de Alencar tem 75 anos, nasceu em Ruy Barbosa (BA), é médico, pós-graduado, formado pela Universidade Federal da Bahia, e político. Exerceu três mandatos consecutivos como deputado estadual.
Em 1990, assumiu a Secretaria Estadual da Saúde. No Legislativo, foi presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, líder do governo e do PL.
Em 1999, tornou-se vice-governador baiano e assumiu a coordenação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (Sertão Forte).
Foi governador ao longo de 2002. No ano seguinte, foi secretário da Indústria, Comércio e Mineração. Já em 2004 passou a exercer o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Município.
Em 2010, foi novamente eleito vice-governador da Bahia e, um ano depois, assumiu a Secretaria Estadual de Infraestrutura.
Foi presidente do Conselho da Empresa Baiana de Alimentos e participou dos conselhos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral e do extinto Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo).
Em setembro de 2011, participou da fundação do PSD (Partido Social Democrático), do qual é presidente estadual na Bahia.
Desde 2015 exerce o cargo de senador. Presidiu a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. Em 2019, foi eleito líder do PSD no Senado.