Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paula Belmonte se lança pré-candidata ao Governo do DF

A deputada, no entanto, disputa com o senador Izalci a vaga pela federação PSDB-Cidadania no Distrito Federal

Eleições 2022|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

A deputada federal Paula Belmonte discursa no plenário da Câmara dos Deputados
A deputada federal Paula Belmonte discursa no plenário da Câmara dos Deputados A deputada federal Paula Belmonte discursa no plenário da Câmara dos Deputados

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) se lançou como pré-candidata ao Governo do Distrito Federal pela Federação PSDB-Cidadania. O anúncio ocorreu na noite desta terça (19) depois de uma reunião do colegiado nacional que une as legendas. No entanto, o grupo do senador Izalci (PSDB-DF), presidente da federação no DF, nega que tenha havido a decisão. Ele também se coloca como pré-candidato.

A reunião desta terça decidiu que a federação terá candidatura própria. “Aceitei com muita responsabilidade e seriedade a decisão da federação PSDB-Cidadania de me lançar como pré-candidata ao Governo do Distrito Federal. Estou compromissada com uma política mais justa, renovada e transparente”, publicou a deputada em seu perfil no Twitter. Até então, ela afirmava que disputaria o Senado na chapa do senador Reguffe, que é pré-candidato ao Governo do DF pelo União Brasil.

Izalci afirmou, porém, que a reunião deu um passo em direção à sua candidatura e não à da deputada. “A Federação decidiu lançar uma candidatura própria, o que é um movimento importante para a indicação do meu nome porque sempre fui contra a ideia de apoiar outra candidatura ao governo”, disse.

Belmonte e Izalci disputam quem será o candidato majoritário pelo grupo no Distrito Federal. De um lado, o partido da deputada tem mais votos localmente, o que dá poder ao grupo na região. 

Publicidade

Do outro, Izalci, presidente local, tem a maioria no colegiado nacional, composto de 15 membros do PSDB e quatro do Cidadania.

Na última quarta-feira (13), o colegiado nacional da federação nomeou Izalci coordenador do grupo no DF. O Cidadania argumenta, porém, que a nomeação de Izalci como coordenador não tira o poder político do grupo. Também destaca que Belmonte tem apoio de outros partidos. O colegiado nacional da federação segue pedindo que Izalci e Belmonte cheguem a um consenso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.