Eleições 2022 Prazo para questionar comissão de auditoria da votação termina nesta segunda-feira (5)

Prazo para questionar comissão de auditoria da votação termina nesta segunda-feira (5)

TSE enviou, em junho, convite a mais de 50 entidades para que participem das etapas do processo de fiscalização

  • Eleições 2022 | Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Urna eletrônica, em foto de arquivo

Urna eletrônica, em foto de arquivo

Arquivo/Agência Brasil

Termina nesta segunda-feira (5) o prazo para as entidades fiscalizadoras impugnarem indicações para a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou, em junho, convite a mais de 50 entidades para que participem das etapas do processo de fiscalização ou indiquem os nomes que as representariam.

Ao todo, 13 instituições confirmaram participação. São elas: Ministério Público Federal, Polícia Federal, Forças Armadas (Ministério da Defesa, Marinha, Exército e Aeronáutica), Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Confederação Nacional da Indústria (Sesi, Senai e IEL), Partido Liberal (PL), Partido Verde (PV) e Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Na última sexta-feira (2), o tribunal concluiu a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais. O evento atesta a integridade e a autenticidade dos programas eleitorais que serão utilizados nas urnas eletrônicas e demais equipamentos nas eleições deste ano. 

Contas das campanhas

Ainda nesta semana, na sexta-feira (9), começa o prazo para os partidos políticos e os candidatos enviarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas com o registro da movimentação financeira e estimativa de gastos desde o início da campanha até 8 de setembro de 2022. O prazo vai até 13 de setembro de 2022.

Substituição de candidatos

Também é na próxima segunda (12) o último dia para o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto em caso de falecimento, situação em que poderá ser efetivado após esta data.

Na quinta-feira (15) será divulgada, na internet, a prestação de contas parcial da campanha dos candidatos e dos partidos políticos com a indicação dos nomes, do CPF ou CNPJ dos doadores e dos valores doados. 

Últimas