Eleições 2022 Prefeito Ricardo Nunes defende que MDB apoie Tarcísio de Freitas na disputa pelo governo de SP

Prefeito Ricardo Nunes defende que MDB apoie Tarcísio de Freitas na disputa pelo governo de SP

Candidato do Republicanos obteve 9,8 milhões (42,32%) votos, e Haddad, 8,3 milhões (35,7%). Eles voltam a se enfrentar no 2º turno

Ricardo Nunes (MDB) defende o apoio do partido a Tarcísio de Freitas para o governo paulista

Ricardo Nunes (MDB) defende o apoio do partido a Tarcísio de Freitas para o governo paulista

Edu Garcia/R7 - 03.06.2022

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que vai defender o apoio de seu partido a Tarcísio de Freitas, candidato do Republicanos na disputa pelo Governo de São Paulo. "Irei defender essa posição no partido", disse. 

Nunes critica a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) à frente da administração municipal. "Não será diferente no governo." Além disso, o atual prefeito disse ainda que deve apresentar cinco ações para São Paulo para obter o apoio do candidato republicano.

Tarcísio e Haddad em disputa

Os candidatos ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) vão disputar o segundo turno. Com 100% das urnas apuradas, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tarcísio alcançou 9.881.995 (42,32%) e Haddad obteve 8.337.139 (35,7%) votos. Com isso, os dois candidatos seguem na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes e voltam a se enfrentar nas urnas no dia 30 de outubro.

O atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), teve 4.102.943, o que equivale a 18,4% dos votos. Ele ficou em terceiro lugar no pleito.

Disputaram a preferência dos eleitores os candidatos Elvis Cezar (PDT) e Vinícius Poit (Novo). Durante a campanha, Tarcísio de Freitas e Rodrigo disputaram o segundo lugar nas pesquisas. Freitas, que é ex-ministro, teve o apoio político do presidente Jair Bolsonaro, e Garcia, que foi vice-governador durante a gestão Doria, vinculou a imagem às políticas de combate à pandemia de Covid-19 do então governador.

Tarcísio de Freitas, de 47 anos, é engenheiro civil e militar da reserva. Atuou como ministro de Infraestrutura de Bolsonaro e deixou o cargo para ser candidato a governador de São Paulo neste ano pelo partido Republicanos. Nascido no Rio de Janeiro, Freitas foi diretor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Próximo a Bolsonaro, Freitas usou a campanha para apoiar bandeiras do presidente e se apresentar à população. “Vou mostrar quem é o Tarcísio, que não é um cara que nasceu ministro, mas foi ungido ministro, que tem 17 anos de Forças Armadas, já passou um ano na floresta amazônica, dormindo na rede, que esteve no Haiti e que tem sensibilidade e capacidade de realização, candidato do Bolsonaro em São Paulo", disse.

Últimas