Prefeito Ricardo Nunes defende que MDB apoie Tarcísio de Freitas na disputa pelo governo de SP
Candidato do Republicanos obteve 9,8 milhões (42,32%) votos, e Haddad, 8,3 milhões (35,7%). Eles voltam a se enfrentar no 2º turno
Eleições 2022|Do R7
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que vai defender o apoio de seu partido a Tarcísio de Freitas, candidato do Republicanos na disputa pelo Governo de São Paulo. "Irei defender essa posição no partido", disse.
Nunes critica a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) à frente da administração municipal. "Não será diferente no governo." Além disso, o atual prefeito disse ainda que deve apresentar cinco ações para São Paulo para obter o apoio do candidato republicano.
Tarcísio e Haddad em disputa
Os candidatos ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) vão disputar o segundo turno. Com 100% das urnas apuradas, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tarcísio alcançou 9.881.995 (42,32%) e Haddad obteve 8.337.139 (35,7%) votos. Com isso, os dois candidatos seguem na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes e voltam a se enfrentar nas urnas no dia 30 de outubro.
O atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), teve 4.102.943, o que equivale a 18,4% dos votos. Ele ficou em terceiro lugar no pleito.
Disputaram a preferência dos eleitores os candidatos Elvis Cezar (PDT) e Vinícius Poit (Novo). Durante a campanha, Tarcísio de Freitas e Rodrigo disputaram o segundo lugar nas pesquisas. Freitas, que é ex-ministro, teve o apoio político do presidente Jair Bolsonaro, e Garcia, que foi vice-governador durante a gestão Doria, vinculou a imagem às políticas de combate à pandemia de Covid-19 do então governador.
Tarcísio de Freitas, de 47 anos, é engenheiro civil e militar da reserva. Atuou como ministro de Infraestrutura de Bolsonaro e deixou o cargo para ser candidato a governador de São Paulo neste ano pelo partido Republicanos. Nascido no Rio de Janeiro, Freitas foi diretor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Próximo a Bolsonaro, Freitas usou a campanha para apoiar bandeiras do presidente e se apresentar à população. “Vou mostrar quem é o Tarcísio, que não é um cara que nasceu ministro, mas foi ungido ministro, que tem 17 anos de Forças Armadas, já passou um ano na floresta amazônica, dormindo na rede, que esteve no Haiti e que tem sensibilidade e capacidade de realização, candidato do Bolsonaro em São Paulo", disse.