Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do TRE pede a Ibaneis que avalie o transporte gratuito no 2º turno no DF

Em ofício ao governador, o desembargador Roberval Belinati citou como base a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF

Eleições 2022|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Desembargador Roberval Belinati cumprimenta o governador Ibaneis Rocha
Desembargador Roberval Belinati cumprimenta o governador Ibaneis Rocha Desembargador Roberval Belinati cumprimenta o governador Ibaneis Rocha

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Roberval Casemiro Belinati, pediu ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que considere a possibilidade de oferecer gratuidade nas passagens de ônibus no dia 30 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno das eleições.

O encontro entre as autoridades ocorreu nesta quarta-feira (19) e teve como tema a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu aos governos locais o poder para definir a gratuidade dos transportes públicos durante o pleito. No encontro, Belinati entregou um ofício a Ibaneis.

No texto, ao reiterar a decisão do magistrado, "que faculta aos governos locais a concessão de transporte gratuito aos eleitores no dia da votação", o desembargador também solicitou ao governador "avaliar a possibilidade de oferecer referida gratuidade aos eleitores do DF".

Leia também

Secretaria avalia a gratuidade

Passageiros esperam ônibus em terminal no Distrito Federal
Passageiros esperam ônibus em terminal no Distrito Federal Passageiros esperam ônibus em terminal no Distrito Federal

Ibaneis disse que vai ouvir a Procuradoria-Geral do Distrito Federal e a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF. Nessa terça (18), a pasta, questionada sobre a decisão de Barroso, informou que "a programação dos ônibus para o segundo turno ainda está sendo definida". "A pasta esclarece, ainda, que irá avaliar a decisão do Supremo Tribunal Federal."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.