Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Problema em urna no interior do Amazonas atrasou encerramento da apuração dos votos

Justiça Eleitoral concluiu nesta terça-feira (4) o registro de 100% dos votos de milhões de eleitores pelo país

Eleições 2022|Renato Souza, do R7, em Brasília

Urnas eletrônicas usadas nestas eleições
Urnas eletrônicas usadas nestas eleições Urnas eletrônicas usadas nestas eleições

Um problema técnico em uma urna do município de Coari, no Amazonas, fez com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levasse dois dias para concluir a apuração dos votos registrados em todo o país. Desde a noite de domingo, o sistema registrava 99,99% dos votos apurados.

Nesta terça-feira (4), a Justiça Eleitoral concluiu o registro de 100% dos votos. A demora ocorreu em razão da dificuldade de transmissão dos resultados no local específico. Como o equipamento eletrônico falhou, as autoridades eleitorais do estado precisaram substituí-lo por uma urna física com voto escrito.

Após a finalização da votação, que ocorreu às 17 horas, pelo horário de Brasília, os resultados precisaram de transporte de barco para um local com acesso a internet, onde os resultados foram informados ao TSE.

O presidente da corte, Alexandre de Moraes, comentou sobre o caso no começo da sessão desta terça-feira. "Hoje nós encerramos 100%. Na verdade, ficou faltando apenas uma única urna desde domingo. Houve um problema com a urna eletrônica de Coari, no Amazonas. Houve um problema com a urna eletrônica. Houve a necessidade de substituição por votos escritos e o transporte disso acabou gerando essa espera", disse o magistrado.

Publicidade

Moraes destacou que o índice de abstenção ficou na média histórica, em torno de 20%, sendo que foram contabilizados 118 milhões de votos válidos. O ministro destacou também que, na Câmara, o número de pretos, pardos e mulheres eleitos aumentou.

"Dos 513 deputados e deputadas eleitas, 91 são mulheres. Houve um aumento na participação das mulheres, ainda muito aquém do que esperamos. Mas houve um aumento. Também houve um aumento de candidatos pretos e pardos eleitos. O que mostra, que não a passos largos, mas que as medidas tomadas pelo TSE e referendadas pelo STF, em relação às candidaturas negras, vem no sentido de incentivar", completou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.