Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rafael Parente promete fim de escolas cívico-militares no DF caso seja eleito

Candidato do PSB ao Palácio do Buriti sugere reforçar batalhões escolares em colégios públicos e deixar gestão com professores

Eleições 2022|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Rafael Parente, candidato do PSB ao Governo do Distrito Federal
Rafael Parente, candidato do PSB ao Governo do Distrito Federal Rafael Parente, candidato do PSB ao Governo do Distrito Federal

O candidato do PSB ao Governo do Distrito Federal, Rafael Parente, disse nesta quarta-feira (3), em entrevista à Record TV, que vai dar fim às escolas cívico-militares do DF, nas quais a gestão dos colégios é compartilhada entre a Secretaria de Educação e a Polícia Militar. Parente foi o primeiro entrevistado na série de sabatinas que a emissora realiza até a quinta-feira (11) com os nomes lançados ao governo local.

"A segurança é o problema número 1 na cabeça dos pais e dos alunos. Afinal, se os alunos não estão seguros, como vão aprender? Mas temos alternativas que podemos implementar [no lugar da gestão compartilhada]. A gente pode ter a volta do batalhão escolar, ter dois policiais presentes em todas as escolas. Por que ter um programa que atende 10 a 20 escolas, se podemos ter o batalhão escolar em todas as escolas?", pontuou o candidato.

Veja na entrevista completa outros projetos apresentados pelo político.

Segundo Parente, caso ele seja eleito, a gestão escolar ficará a cargo apenas de profissionais da Secretaria de Educação do DF. "No meu modelo, tanto o aspecto pedagógico quanto a disciplina são exercidas pela autoridade escolar, pelos diretores e os professores. Precisamos de políticas que sejam mais modernas, para que a gente possa implementar o desenvolvimento de competências que são essenciais para o século 21 e para a empregabilidade do futuro." 

As primeiras escolas cívico-militares no DF foram implementadas durante a gestão de Parente na Secretaria de Educação, ainda no início do governo Ibaneis Rocha (MDB). Ele deixou o cargo por discordar da forma como o modelo foi implantado em alguns colégios. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.