Eleições 2022 Revista The Economist diz que, para Lula, primeiro turno foi 'vitória com gosto de derrota'

Revista The Economist diz que, para Lula, primeiro turno foi 'vitória com gosto de derrota'

Publicação britânica destaca que o resultado das eleições foi muito mais apertado do que a maioria das pesquisas de opinião previa

  • Eleições 2022 | Do R7, em Brasília

O ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro disputarão o segundo turno para a Presidência

O ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro disputarão o segundo turno para a Presidência

Divulgação TSE - Luce Costa/Arte R7

A revista britânica The Economist afirmou que, para Lula, o resultado das eleições neste domingo (2), com segundo turno entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro, foi uma "vitória com gosto de derrota".

De acordo com o texto, os eleitores do PT ousaram esperar que Lula pudesse ganhar a eleição no primeiro turno. "Em vez disso, o resultado foi muito mais apertado do que a maioria das pesquisas de opinião previa", acrescenta a revista britânica.

Com 99,99% das urnas apuradas, Lula teve 57.259.405 votos (48,43%), e Bolsonaro, 51.072.234 votos (43,20%). O segundo turno ocorrerá no próximo dia 30, o último domingo deste mês.

Segundo os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o terceiro e o quarto lugar foram ocupados por Simone Tebet (MDB), com 4.915.420 votos (4,16%), e Ciro Gomes (PDT), com 3.599.285 votos (3,04%), respectivamente. Os demais candidatos pontuaram menos que 1% na disputa presidencial.

Impulso

Para a revista britânica, Bolsonaro entrará nesta fase eleitoral com impulso. "Muitos de seus aliados mais próximos foram eleitos para o Congresso. Ele superou Lula em São Paulo, o estado mais populoso. Bolsonaro claramente se beneficiou de um voto oculto", afirma.

Como o R7 mostrou, neste primeiro turno, o petista ganhou em 14 estados, e o atual presidente, em 12 e no Distrito Federal. No primeiro dia após o resultado, Lula se reuniu com integrantes da campanha, enquanto Bolsonaro recebeu aliados que ganharam ou vão para o segundo turno.

Últimas