Eleições 2022 Segundo turno em SP é marcado por rapidez no voto, poucas filas e tensão

Segundo turno em SP é marcado por rapidez no voto, poucas filas e tensão

Eleitores do bairro do Jardim Angela, no extremo sul da capital paulista, relataram apreensão apesar de dia tranquilo de votação

  • Eleições 2022 | Eduardo Reis, do R7*

Corredores vazios e pouca fila nas sessões eleitorais para o segundo turno

Corredores vazios e pouca fila nas sessões eleitorais para o segundo turno

Edu Garcia/R7 - 30.10.2022

O domingo de segundo turno das eleições de 2022 em São Paulo transcorreu de forma tranquila. Enquanto no primeiro turno os eleitores enfrentaram grandes filas e demora para votar, o segundo dia de pleito apresentou maior celeridade.

No bairro do Jardim Angela, extremo sul da capital paulista, eleitores pegaram pouca fila e relataram melhora em relação ao primeiro turno. O maior colégio eleitoral de São Paulo teve votação mais calma.

Na Escola Estadual Prof° Amélia Kerr Nogueira, com cerca de 10 mil eleitores, e na Escola Estadual Dom Ângelo Cardeal Rossi, aproximadamente 9.000 eleitores, os corredores mal tinham tempo de espera.

Para a eleitora Stefanie Araújo, de 26 anos, o motivo é que o número de nomes a preencher na urna diminuiu de cinco para dois. "Não podia levar cola no celular, e eram vários candidatos. Agora são só dois, e com os números menores", relatou.

Além da celeridade, outro relato frequente de eleitores foi o contraponto entre a tranquilidade e a tensão. De acordo com os presentes na seção ouvidos pelo R7, havia uma "guerra fria" entre os apoiadores dos dois candidatos à Presidência.

Apesar de ter havido poucas discussões, o clima de apreensão era nítido nos colégios. Muitos eleitores não quiseram falar nem ser fotografados pela reportagem.

Contudo, muitas crianças compareceram ao local de votação. A aposentada Solange Araújo, de 52 anos, levou a neta. "Votar é a esperança. Hoje foi tranquilo e rápido, mas eu estava com medo", disse.

Já Michele Oliveira, de 35 anos, levou os dois filhos para o segundo turno. Por iniciativa do mais velho, Hector, de 13 anos, acompanhado do caçula Heitor, de 3. 

“O Hector que quis vir, por mim deixava os dois em casa”, brincou. “Hoje está mais tranquilo do que no primeiro turno, foi bem rápido”, completou.

Acompanhe todas as notícias sobre as Eleições 2022 no R7.

Michele Oliveira vota com os filhos na Escola Estadual Dom Ângelo Cardeal Rossi

Michele Oliveira vota com os filhos na Escola Estadual Dom Ângelo Cardeal Rossi

Edu Garcia/R7 - 30.10.2022

* Estagiário do R7 com edição de texto de Lello Lopes

Últimas