Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tarcísio de Freitas lidera pesquisa espontânea para o Governo de SP

Ex-ministro da Infraestrutura aparece na frente no cenário espontâneo; Fernando Haddad (PT) lidera na pesquisa estimulada

Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Tarcísio de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura
Tarcísio de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera na pesquisa espontânea para o Governo de São Paulo realizada pelo Instituto Paraná, divulgada nesta segunda-feira (4). Freitas tem 8,4% das intenções de voto no cenário espontâneo – em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado. O nome do ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) aparece em seguida, com 6,2%. Considerando a margem de erro de 2,3 pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

Pesquisa governo de SP
Pesquisa governo de SP Pesquisa governo de SP

No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, o petista lidera com 30,6%. Tarcísio aparece em segundo, com 19,2%, e Márcio França vem na terceira posição, com 17%. Comparado com o cenário anterior da pesquisa estimulada, Tarcísio cresceu 1,3%, e Haddad subiu 2%.

Pesquisa governo de SP
Pesquisa governo de SP Pesquisa governo de SP

Haddad também lidera no cenário em que são apresentados apenas os quatro principais nomes ao governo e em que é feito o recorte dos eleitores por sexo, idade, escolaridade e religião. Se comparado com a pesquisa realizada em abril, Tarcísio foi o candidato que mais cresceu nesse cenário: 7,1%.

No cenário em que o nome dos candidatos à Presidência é apresentado ao eleitor, 36,2% dos entrevistados responderam que votariam em Haddad com o apoio de Lula para presidente. Já 31,2% disseram que votariam em Tarcísio com o apoio de Jair Bolsonaro. Outros 11,8% disseram que votariam em Márcio França com o apoio de Simone Tebet.

Publicidade

Apesar de liderar no cenário principal, Haddad tem maior rejeição entre os candidatos. Dos entrevistados, 47,7% disseram que não votariam de jeito nenhum no petista para governador do estado. Márcio França tem a segunda maior rejeição da pesquisa, com 42,5%. Tarcísio teve 30,5% de rejeição.

A pesquisa também avaliou a popularidade do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB). 38,8% dos entrevistados disseram aprovar o tucano, 35,3% desaprova e 25,9% não souberam responder.

Publicidade

Corrida ao Senado

No Senado, o jornalista e apresentador José Luiz Datena (PSC) aparece na frente, com 25,0% das intenções de voto. A ex-ministra Marina Silva (Rede Sustentabilidade) foi citada por 17,4% dos entrevistados. Em seguida, aparece Márcio França (14,0%), Janaína Paschoal (9,3%), Paulo Skaf (6,6%), Milton Leite (4,1%), Nise Yamaguchi (1,8%) e Aldo Rebelo (1,2%).

O instituto ouviu 1.820 moradores de 77 cidades paulistas entre os dias 27 e 30 de junho. A margem de erro do levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03362/2022, é de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.