Tarcísio de Freitas lidera pesquisa espontânea para o Governo de SP
Ex-ministro da Infraestrutura aparece na frente no cenário espontâneo; Fernando Haddad (PT) lidera na pesquisa estimulada
Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera na pesquisa espontânea para o Governo de São Paulo realizada pelo Instituto Paraná, divulgada nesta segunda-feira (4). Freitas tem 8,4% das intenções de voto no cenário espontâneo – em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado. O nome do ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) aparece em seguida, com 6,2%. Considerando a margem de erro de 2,3 pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, o petista lidera com 30,6%. Tarcísio aparece em segundo, com 19,2%, e Márcio França vem na terceira posição, com 17%. Comparado com o cenário anterior da pesquisa estimulada, Tarcísio cresceu 1,3%, e Haddad subiu 2%.
Haddad também lidera no cenário em que são apresentados apenas os quatro principais nomes ao governo e em que é feito o recorte dos eleitores por sexo, idade, escolaridade e religião. Se comparado com a pesquisa realizada em abril, Tarcísio foi o candidato que mais cresceu nesse cenário: 7,1%.
No cenário em que o nome dos candidatos à Presidência é apresentado ao eleitor, 36,2% dos entrevistados responderam que votariam em Haddad com o apoio de Lula para presidente. Já 31,2% disseram que votariam em Tarcísio com o apoio de Jair Bolsonaro. Outros 11,8% disseram que votariam em Márcio França com o apoio de Simone Tebet.
Apesar de liderar no cenário principal, Haddad tem maior rejeição entre os candidatos. Dos entrevistados, 47,7% disseram que não votariam de jeito nenhum no petista para governador do estado. Márcio França tem a segunda maior rejeição da pesquisa, com 42,5%. Tarcísio teve 30,5% de rejeição.
A pesquisa também avaliou a popularidade do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB). 38,8% dos entrevistados disseram aprovar o tucano, 35,3% desaprova e 25,9% não souberam responder.
Corrida ao Senado
No Senado, o jornalista e apresentador José Luiz Datena (PSC) aparece na frente, com 25,0% das intenções de voto. A ex-ministra Marina Silva (Rede Sustentabilidade) foi citada por 17,4% dos entrevistados. Em seguida, aparece Márcio França (14,0%), Janaína Paschoal (9,3%), Paulo Skaf (6,6%), Milton Leite (4,1%), Nise Yamaguchi (1,8%) e Aldo Rebelo (1,2%).
O instituto ouviu 1.820 moradores de 77 cidades paulistas entre os dias 27 e 30 de junho. A margem de erro do levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03362/2022, é de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos.