Tempo de espera para votar em BH pode chegar a 2 horas
Segundo o TRE-MG, a demora é um problema geral na capital mineira; imagens mostram longas filas nas seções eleitorais
Eleições 2022|Fernanda Rodrigues e Ralph Assé*, Da Record TV Minas
Em Belo Horizonte e região Metropolitana, eleitores reclamam do tempo de espera nas zonas de votação. O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) informou que a longa espera é um problema geral e que o tempo estimado para que a população consiga votar é de uma a duas horas. O motivo da demora não foi informado pelo órgão.
Em Sarzedo, na Grande BH, a Escola Municipal Professora Helena Eustáquia de Souza, localizada no bairro Fazenda Santa Rosa, registrou aglomerações e longas filas nas seções. Segundo a eleitora Patrícia Leslie, o local possui apenas três urnas, o que não atende a demanda. Ela também reclama da falta de acessibilidade para acessar a unidade de ensino.
Durante a manhã, outras escolas de Belo Horizonte também registraram o mesmo problema. Eleitores da Escola Barão de Macaúbas, no bairro Floresta, região Leste da capital, precisaram esperar até quatro horas para conseguir votar. Devido à demora, idosos desistiram e voltaram para casa sem exercer seu direito.
Já na Escola Estadual Paulo Diniz, no bairro Nova Gameleira, na região oeste de BH, moradores estão esperando há muito tempo nas filas para votar. De acordo com o morador Hudson Vicentino dos Santos, o principal motivo é a unificação das seções e, por isso, o tempo de espera está maior e pessoas estão até passando mal.
Eleitores alegam que fiscais estão fechando a entrada das escolas por excesso de eleitores, causando aglomeração na entrada das instituições.
*Estagiários sob supervisão de Antonio Paulo