Eleições 2022 Transporte público do DF será gratuito neste domingo

Transporte público do DF será gratuito neste domingo

Exceção ocorrerá nas zonas rurais, que terão tabela de circulação de ônibus de dia útil para garantir que todos possam votar

  • Eleições 2022 | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Rodoviária do Plano Piloto

Rodoviária do Plano Piloto

Divulgação/GDF

Neste domingo (30), dia do 2º turno das eleições, o transporte público no Distrito Federal será gratuito das 6h às 19h e funcionará de acordo com os horários dos sábados. A exceção ocorrerá nas zonas rurais, que funcionarão com a tabela de dia útil, para garantir transporte aos eleitores dessas áreas.  

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade, a gratuidade das passagens vale para ônibus, BRT e metrô e para quem precisar fazer integração entre modais. A pasta não divulgou a quantidade de ônibus disponíveis, mas garantiu reforços nas linhas se houver necessidade.

O governo distrital publicou uma portaria no Diário Oficial do DF da última segunda-feira (24) garantindo a gratuidade das passagens no dia do 2º turno das eleições depois de uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do DF e territórios que obrigava o Executivo local a conceder o benefício à população.

Direito de votar

De acordo com o juiz do TJDFT Carlos Frederico Maroja de Medeiros, “a cidade deve prover mobilidade para os cidadãos, sobretudo no dia dedicado especialmente ao exercício do direito de participação democrática pelo voto” e para evitar causar prejuízo à parcela mais pobre da população.

“Em face do exposto, defiro a liminar, para cominar ao Distrito Federal a obrigação de assegurar a todos os cidadãos o acesso gratuito a todos os modais de transportes coletivos públicos ao longo de todo o dia 30 de outubro de 2022, até o horário de encerramento da votação”, afirmou o juiz.

Cancelas liberadas

Estação do Metrô em Ceilândia

Estação do Metrô em Ceilândia

Reprodução

A portaria do governo garante ao usuário do transporte público embarcar sem pagar e sem apresentar qualquer documento ou cartão. No caso do metrô e do BRT, as cancelas ao lado das catracas que dão acesso à plataforma de embarque ficarão abertas para a população entre 6h e 19h.

Já no caso dos ônibus, nenhum passageiro poderá passar pela catraca e a recomendação é que usuários desçam pela mesma porta que entraram. Quem entrar no veículo pela porta da frente, por exemplo, permanecerá na parte dianteira, junto ao motorista. Quem entrar atrás ficará com os demais passageiros.

É importante ficar atento pois, antes das 6h e após às 19h, haverá cobrança de passagem normal. Além disso, de acordo com o site da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), os trens vão parar de circular às 19h.

Últimas