Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano
Antonio Augusto/Secom/TSE - 30.11.2021O ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovou neste domingo (21) o registro de candidatura à Presidência da República de Vera Lúcia (PSTU) e de Sofia Manzano (PCB). De acordo com o magistrado, ambas apresentaram todos os documentos necessários, e a corte não recebeu nenhuma impugnação às candidaturas.
Sofia Manzano, candidata à Presidência da República pelo PCB
PCB/Facebook - ArquivoSofia Manzano tem 51 anos e é paulista. Foi militante e secretária-geral da União da Juventude Comunista (UJC), atua no movimento sindical docente — no Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) — e integra a corrente sindical Unidade Classista (UC).
Nas eleições gerais de 2014, foi candidata à Vice-Presidência, concorrendo com Mauro Iasi para a Presidência da República.
O candidato a vice da chapa deste ano é Antônio Alves, que não tem histórico eleitoral. Ele é jornalista e começou na política pelo movimento sindical.
Vera Lúcia, candidata do PSTU à Presidência da República
PSTU/Divulgação - ArquivoVera Lúcia tem 54 anos e é pernambucana. Ela foi operária da indústria de calçados e chegou a ser diretora do sindicato da categoria. Também atuou na Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil.
Ela foi candidata à Presidência pelo PSTU nas eleições de 2018. Naquela disputa, teve 55.762 votos.
A candidata a vice-presidente é a indígena maranhense Kunã Yporã, conhecida como Raquel Tremembé, de 39 anos, pedagoga e também militante do PSTU.