Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TSE reforça checagem de fake news disseminadas na internet

Conteúdos ainda não verificados por agências de checagem parceiras serão enviados a grupo de análise

Eleições 2022|Do R7*, em Brasília

Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília
Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na última sexta-feira (7), uma novidade para auxiliar os eleitores a conferirem se as informações que recebem sobre as eleições 2022 são verdadeiras ou falsas.

Nos casos em que a informação ainda não foi confirmada pelas organizações de checagem parceiras da Corte, ela será encaminhada a uma equipe de checadores. Quando a checagem for concluída, os usuários serão notificados diretamente pelo chatbot, no celular. 

Para conversar com o assistente virtual, basta adicionar o telefone (61) 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp ou clicar no link wa.me/556196371078. Feito isso, é só mandar uma mensagem para o "Tira-Dúvidas" e começar a conversa.

Assim, ao receber uma notícia ou qualquer informação, o eleitor pode consultar se é um dado real ou um boato via chatbot. Para isso, basta acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o tema (seja ele um texto, imagem, áudio, vídeo ou link) para receber os conteúdos verificados.

Publicidade

Desta forma, quando o eleitor recebe uma notícia e verifica que se trata de fake news, ele pode denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação do TSE, que já está no ar desde junho de 2022. A ferramenta permite que cidadãos comuniquem à Justiça Eleitoral o recebimento de fake news sobre as eleições.

Além disso, pode-se denunciar números telefônicos suspeitos de disparo de mensagens em massa. Essa denúncia será encaminhada às plataformas digitais parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação. O programa visa a garantir que o impacto provocado pela disseminação de fake news na internet seja contido quanto antes. 

* Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.